construção de novos aviões livres de CO2

Aqui ficam as notícias que irão aparecer na página inicial do site.

Moderadores: Comandante, ATC

Regras do Fórum
Como colocar uma notícia no FSP:
TÍTULO - Colocar um título que descreva o conteúdo da notícia.
IMAGEM - Coloque o link para uma imagem pequena(200x200) ex: [imgfloat=left]http_url_da_imagem_jpg[/imgfloat].
CONTEÚDO - Coloque o conteúdo da Notícia (cerca de 400 caracteres) e se quiser coloque mais algumas imagens.

ATENÇÃO:
O máximo permitido para imagens é de 400px de largura.
fap22
Capitão
Capitão
Mensagens: 526
Registado: segunda nov 19, 2007 12:00 am

construção de novos aviões livres de CO2

Mensagem por fap22 »

Construir uma nova geração de aviões mais amigos do ambiente é o objectivo da parceria público-privada que a Comissão Europeia lança hoje em Bruxelas e que vai custar 1,6 mil milhões de euros.

A indústria aeroespacial europeia foi convidada pelo executivo de Durão Barroso a contribuir em 50% do esforço financeiro que vai conduzir ao desenvolvimento de aeronaves mais silenciosas e menos poluentes. O grande objectivo da iniciativa Clean Sky (Céu Limpo, em português) é reduzir o impacto da indústria da aviação, que se encontra em crescimento, no ambiente.

Entre 2008 e 2014 decorre o período de vida desta plataforma conjunta de investigação, que culminará com o teste real de aviões ecológicos. São seis os projectos de investigação que compõem a Céu Limpo.

O desenvolvimento de tecnologias inovadoras, desde motores ecológicos, combustíveis alternativos ou componentes físicos que tornem as viagens aéreas mais económicas, vai fazer com que os aviões do futuro reduzam entre 20% e 40% as emissões de dióxido de carbono. A redução do CO2 por cada avião será de duas e três toneladas daquele gás, que deixará assim de atravessar a atmosfera. Além disso, os investigadores vão ainda reduzir entre 40% e 60% as emissões de óxido de nitrogénio, o que permitirá a diminuição do ruído produzido pelas aeronaves em cerca de metade.

Ao lançamento oficial, que decorrerá hoje, estarão presentes mais de 500 representantes da indústria. O evento marca o início do período de candidatura aos projectos de investigação para a iniciativa Céu Limpo. A plataforma vai contar com as contribuições de 80 parceiros de 16 Estados membros, entre empresas, incluindo pequenas e médias, universidades e centros de investigação. Os representantes da indústria que vão liderar as áreas de projecto são alguns dos gigantes do sector: Airbus, a Saab, Rolls Royce, Thales, Dassault e Eurocopter.

O sector da aviação representa cerca de 2,5% de toda a riqueza produzida na UE, é responsável por mais de três milhões de postos de trabalho e significa um contributo positivo para a balança comercial equivalente a 30 mil milhões de euros. A iniciativa Céu Limpo vem no sentido de ampliar os esforços no âmbito do pacote ambiental e energético apresentado pela Comissão em Janeiro deste ano. Os estudos que suportam a luta contra as alterações climáticas apontam que os custos da inacção perante o fenómeno podem representar uma redução de 20% do PIB europeu.|