Dúvida ATC em IFR
Moderadores: Comandante, ATC
-
- Oficial Sénior
- Mensagens: 284
- Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am
MUITO BEM....
Acho que por aqui andam pilotos reais... ou que pelo menos sabem disto que se farta....
É fantástico para nós, aprendizes....
Já agora... um problema:
Ontem estava estava eu realizando um dos meus 'milhares de voos' Faro Lisboa... Minha rota de treino por excelencia...
Voo IFR
Saio de Faro contactando o ATC mas já na pista.
O ATC diz-me que tenho autorização para o meu voo IFR a lisboa e que posso sair.
A metereologia é 0.4 km de visibilidade.
Saio... com alguma dificuldade eh eh que o meu 767 (acho que da overland ) é muito realista e acha a pista pequena.
Bom... perto de lisboa contacto o ATC que...
NAO ME DÁ AUTORIZAÇÃO DE ATERRAR
Eu acho que em outras ocasioes, me dava a possibilidade de informar que o meu voo era IFR e sabendo isso AUTORIZAVA...
Que devo ter feito mal?
Claro que aterrei eh eh.... Mas... estaria despedido...
Obrigado por adiantado...
AF
Acho que por aqui andam pilotos reais... ou que pelo menos sabem disto que se farta....
É fantástico para nós, aprendizes....
Já agora... um problema:
Ontem estava estava eu realizando um dos meus 'milhares de voos' Faro Lisboa... Minha rota de treino por excelencia...
Voo IFR
Saio de Faro contactando o ATC mas já na pista.
O ATC diz-me que tenho autorização para o meu voo IFR a lisboa e que posso sair.
A metereologia é 0.4 km de visibilidade.
Saio... com alguma dificuldade eh eh que o meu 767 (acho que da overland ) é muito realista e acha a pista pequena.
Bom... perto de lisboa contacto o ATC que...
NAO ME DÁ AUTORIZAÇÃO DE ATERRAR
Eu acho que em outras ocasioes, me dava a possibilidade de informar que o meu voo era IFR e sabendo isso AUTORIZAVA...
Que devo ter feito mal?
Claro que aterrei eh eh.... Mas... estaria despedido...
Obrigado por adiantado...
AF
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 90
- Registado: terça dez 25, 2007 12:00 am
-
- Oficial Sénior
- Mensagens: 289
- Registado: segunda nov 12, 2007 12:00 am
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 71
- Registado: terça nov 06, 2007 12:00 am
"Perto de Lisboa contacto o ATC"
Se tiveres um flight plan definido então isto nunca irá acontecer. Não somos nós que contactamos o approach, é o approach que nos contacta.
O que deve ter acontecido é que o afernandes contactou a torre já na pista e eles deram o clearance para o voo IFR, mas não lhe deram o clearance for takeoff.
O atc segue sempre os mesmos processos estejamos nós na active runway ou na gate. Ele assume sempre que estamos numa gate, portanto precisamos de passar toda a lenga lenga do delivery, ground, taxi, etc etc.
Se estivermos na active runway, vamos fazendo reply a todas essas instruções até chegarmos ao "Request clearance for takeoff". Após nos ter sido dada a autorização é que poderemos levantar voo, caso contrário todas as outras comunicações que deveriam existir não aparecerão, como é o caso do approach à chegada a lisboa.
De qualquer forma mesmo sem flightplan definido pode-se pedir clearance to land à torre, e ela depois atribui uma pista. Claro que se nos encontrarmos neste caso é porque não tivemos o atc até este ponto e portanto não teremos direcções do approach. Pegamos no GPS e no PROC e temos de guiar-nos a partir daí.
Mas sinceramente, nunca me foi recusada uma aterragem, weird 8O
Espero ter sido útil, bons voos
Se tiveres um flight plan definido então isto nunca irá acontecer. Não somos nós que contactamos o approach, é o approach que nos contacta.
O que deve ter acontecido é que o afernandes contactou a torre já na pista e eles deram o clearance para o voo IFR, mas não lhe deram o clearance for takeoff.
O atc segue sempre os mesmos processos estejamos nós na active runway ou na gate. Ele assume sempre que estamos numa gate, portanto precisamos de passar toda a lenga lenga do delivery, ground, taxi, etc etc.
Se estivermos na active runway, vamos fazendo reply a todas essas instruções até chegarmos ao "Request clearance for takeoff". Após nos ter sido dada a autorização é que poderemos levantar voo, caso contrário todas as outras comunicações que deveriam existir não aparecerão, como é o caso do approach à chegada a lisboa.
De qualquer forma mesmo sem flightplan definido pode-se pedir clearance to land à torre, e ela depois atribui uma pista. Claro que se nos encontrarmos neste caso é porque não tivemos o atc até este ponto e portanto não teremos direcções do approach. Pegamos no GPS e no PROC e temos de guiar-nos a partir daí.
Mas sinceramente, nunca me foi recusada uma aterragem, weird 8O
Espero ter sido útil, bons voos
-
- Capitão
- Mensagens: 2376
- Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am
E qual foi o ATC que contactaste? Aproximação ou Torre?afernandes Escreveu: Bom... perto de lisboa contacto o ATC que...
"
É que a Aproximação não te dá autorização para aterrares apenas te alinha com a pista em uso e só depois faz o Handoff para a Torre, onde, essa sim, te dá autorização, ou não, para aterrares.
Por outro lado, quando dizes: "NAO ME DÁ AUTORIZAÇÃO DE ATERRAR ", queres dizer, que o ATC, não te deixa aterrar, ou simplesmente não te diz que estás autorizado?
Abraço
Pedro "Freeman"
-
- Oficial Sénior
- Mensagens: 284
- Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am
Eu fiquei a desconfiar disso: Que foi por ter partido directo na pista.
Desculpem os mais entendidos de NAO USAR A TERMINOLOGIA.
É por a desconhecer...
Da outra vez em que primeiro recusavam... Mas que depois e informar que tinha plano IFR, autorizaram...
Desta vez nao por isso. O plano nao existia para o ATC.
Entendi...
Quando puder testo de novo e depois digo.
[hr]
Outra coisa...
Essa viagem em 1 hora a Nova York... ACEITO O DESAFIO.
Pego o meu CONSTELLATION ARTILHADO por mim.. e vamos ver quanto tempo faz
Se calhar ganha...
Lisboa New York é?
Se duvidas/duvidam... podem experimentar o dito cujo...
É lindo... Para mim dos aviões mais bonitos de sempre... o L49 constellation.
Eu 'mudei' os motores... e é fogo....
Está em... www.i9forex.com/fly/
Minto... Nao está lá.... O que está é um 747 'vitaminado' Mas giro é o L49...
Vou procurá-lo e depois digo...
AF
Desculpem os mais entendidos de NAO USAR A TERMINOLOGIA.
É por a desconhecer...
Da outra vez em que primeiro recusavam... Mas que depois e informar que tinha plano IFR, autorizaram...
Desta vez nao por isso. O plano nao existia para o ATC.
Entendi...
Quando puder testo de novo e depois digo.
[hr]
Outra coisa...
Essa viagem em 1 hora a Nova York... ACEITO O DESAFIO.
Pego o meu CONSTELLATION ARTILHADO por mim.. e vamos ver quanto tempo faz
Se calhar ganha...
Lisboa New York é?
Se duvidas/duvidam... podem experimentar o dito cujo...
É lindo... Para mim dos aviões mais bonitos de sempre... o L49 constellation.
Eu 'mudei' os motores... e é fogo....
Está em... www.i9forex.com/fly/
Minto... Nao está lá.... O que está é um 747 'vitaminado' Mas giro é o L49...
Vou procurá-lo e depois digo...
AF
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 71
- Registado: terça nov 06, 2007 12:00 am
Estava a querer fazer alguma coisa que fosse minimamente real... 747 a aplicar loopings ?afernandes Escreveu:Eu fiquei a desconfiar disso: Que foi por ter partido directo na pista.
Desculpem os mais entendidos de NAO USAR A TERMINOLOGIA.
É por a desconhecer...
Da outra vez em que primeiro recusavam... Mas que depois e informar que tinha plano IFR, autorizaram...
Desta vez nao por isso. O plano nao existia para o ATC.
Entendi...
Quando puder testo de novo e depois digo.
[hr]
Outra coisa...
Essa viagem em 1 hora a Nova York... ACEITO O DESAFIO.
Pego o meu CONSTELLATION ARTILHADO por mim.. e vamos ver quanto tempo faz
Se calhar ganha...
Lisboa New York é?
Se duvidas/duvidam... podem experimentar o dito cujo...
É lindo... Para mim dos aviões mais bonitos de sempre... o L49 constellation.
Eu 'mudei' os motores... e é fogo....
Está em... www.i9forex.com/fly/
Minto... Nao está lá.... O que está é um 747 'vitaminado' Mas giro é o L49...
Vou procurá-lo e depois digo...
AF
Ainda não foi feito nenhum avião que iguale as performances do SR-71.
Existe o X-15 que é um autêntico missil que dura 15 minutos a mach 6... mas nada mais, insere-se na categoria "zoom climb" e não em voo sustentado.
O Space Shuttle obviamente não conta, mais para mais apenas serve como planador, a sua velocidade elevada deve-se à velocidade que adquire no espaço e que apesar de ir diminuindo gradualmente ao entrar na atmosfera terrestre atinge os mach qualquer coisa muitos.
O SR-71 tem um alcance ( effective range ) de 5000 milhas a mach 3.4, aproximadamente 1800 nm/h ou 3500 km/h. É um avião de reconhecimento e transporta ( transportava na altura ) uma panóplia de camaras e instrumentos de reconhecimento. Ou seja, tinha payload. É um avião do mais avião que existe, não se insere no zoom climb insere-se no voo sustentado.
Não existe nenhum avião, em voo sustentado, que iguale a performance do SR-71.
O mais perto que se encontra é o MIG-25 Foxbat, mas que vai apenas a mach 2.5.
Temos também o Concorde, mach 2.0
Já para não falar que pilotar o SR-71 é um autentico desafio que requer treino e pericia. Não julguem que é full throttle, apontar para cima e cá vai disto... se tiverem essa mentalidade não passarão do mach 1.7...
Aos interessados neste projecto que me contactem por PM, poderia ser feito um esquadrão de SR-71 e posteriormente desafios nesse sentido.
Quando tiver tempo farei uma apresentação do SR-71 que eu uso da AlphaSim. Além de ter uma dinamica de voo super realista possui também camaras de reconhecimento que somos nos proprios a controlar. Poderiamos fazer desafios que incluissem missoes de reconhecimento, poderiamos fazer muita coisa !
Aos interessados já sabem, se quiserem formar o FSP-SRW ( Flight Simulator Portugal - Strategic Reconnaissance Wing ) PM me
Isto claro, se os administradores acharem que é algo que pode ser explorado nesta comunidade.
Abraços e bons voos 8)
-
- Oficial Sénior
- Mensagens: 284
- Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am
AH.... eu estava numa mas de diversão pura..... Um interregno na simulação.
O meu L49 nao está a portar-se bem no FSX actaul... Nao sei se é por ter posto o SP2 ou é o windows vista...
As helices nao tem transparencia.
É uma pena pois o aviao é fantastico...
Estive a 'artilhar' um 767 mas quando punha potencia para 2500 mn o gajo já nao parava...
Só consigo com establidade 800 mn
Mas o teu objectivo é diferente. Voar mais depressa mas a serio. Entendo.
AF
O meu L49 nao está a portar-se bem no FSX actaul... Nao sei se é por ter posto o SP2 ou é o windows vista...
As helices nao tem transparencia.
É uma pena pois o aviao é fantastico...
Estive a 'artilhar' um 767 mas quando punha potencia para 2500 mn o gajo já nao parava...
Só consigo com establidade 800 mn
Mas o teu objectivo é diferente. Voar mais depressa mas a serio. Entendo.
AF
-
- Capitão
- Mensagens: 1030
- Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am
j
é assim,
depois de me explicarem o que era expedit, ou seja, realizar rapidamente uma ordem, aconteceu-me uma coisa estranha, e continua a acontecer, vejam e tentem explicar:
depois de me explicarem o que era expedit, ou seja, realizar rapidamente uma ordem, aconteceu-me uma coisa estranha, e continua a acontecer, vejam e tentem explicar:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
-
- Capitão
- Mensagens: 433
- Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am
-
- 2º Oficial
- Mensagens: 35
- Registado: domingo dez 23, 2007 12:00 am
Re: mas
O altímetro estava regulado para a pressão barométrica local informada pelo ATC?joaoantoniofig Escreveu:mas a última ordem que ele deu foi a de virar para o heading 150 e de subir para os 3000 pés(já estou nos 3000).
-
- Oficial
- Mensagens: 162
- Registado: quinta abr 17, 2008 12:00 am
-
- Capitão
- Mensagens: 621
- Registado: sexta abr 25, 2008 12:00 am
vou responder ao joaoantoniofig
Oficial Sénior:
quando ele te diz expedite tu apenas tens que aumentar o vertical speed para ele subir mais rapido e tu sobes quando ele te diz climb and MAINTAIN
3000 &turn right heading 150tu como ja estas nos 3000 MANTENS e voltas para a direita para o heading pedido
tão simples como execiutar todas as ordens subir e manter tu sobes e mantens se e para aumentares a velocidade de subida7descida7volta poens um vertical speed maior ou menor ou um heading mais para a direita ou mais para a esquerda
Oficial Sénior:
quando ele te diz expedite tu apenas tens que aumentar o vertical speed para ele subir mais rapido e tu sobes quando ele te diz climb and MAINTAIN
3000 &turn right heading 150tu como ja estas nos 3000 MANTENS e voltas para a direita para o heading pedido
tão simples como execiutar todas as ordens subir e manter tu sobes e mantens se e para aumentares a velocidade de subida7descida7volta poens um vertical speed maior ou menor ou um heading mais para a direita ou mais para a esquerda
-
- 1º Oficial
- Mensagens: 116
- Registado: sexta set 21, 2007 12:00 am