Mapas de navegação de Lisboa e Porto ( por agora...)
Moderadores: Comandante, ATC
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- Capitão
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Interessante a iniciativa do afernandes de postar uma carta de aproximação ILS da runway 21 de LISBOA (Instrument Approach Procedures - IAP) e uma do aeroporto do Porto (Aerodrome Charts - AC), documentos essenciais para aproximações por instrumento e para manobras de taxi, sempre presentes nos cockpits.
Complementando a informação lembro que existem também, entre outras, as Standard Instrument Departures (SID), as Enroute Charts (EC), as Area Charts (AC) e as Flight Planning Charts And Oceanic Airways, que são transportadas naquela mala preta pelo co-piloto, abrangendo as necessárias a rota a ser seguida e possíveis alternativas.
A Jeppesen http://www.jeppesen.com , companhia americana especializada em cartas aeronáuticas e serviços de navegação, também publica e vende cartas destinadas ao FS, embora não sejam muito úteis para uso no simulador uma vez que as partidas e aproximações IFR são sempre orientadas pelos ATC.
Mas para quem se interessar, fica a informação.
Abraços.
Complementando a informação lembro que existem também, entre outras, as Standard Instrument Departures (SID), as Enroute Charts (EC), as Area Charts (AC) e as Flight Planning Charts And Oceanic Airways, que são transportadas naquela mala preta pelo co-piloto, abrangendo as necessárias a rota a ser seguida e possíveis alternativas.
A Jeppesen http://www.jeppesen.com , companhia americana especializada em cartas aeronáuticas e serviços de navegação, também publica e vende cartas destinadas ao FS, embora não sejam muito úteis para uso no simulador uma vez que as partidas e aproximações IFR são sempre orientadas pelos ATC.
Mas para quem se interessar, fica a informação.
Abraços.
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- Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am
Interessante a informação...
Então.. as partidas e chegadas IFR são sempre orientadas pelo ATC.
A excepção deve ser só para emergencias absolutas né?
Sobre o Porto... não há nada mais... Aquilo é muito completo... mas não para Portugal.
Embora de Beja tenha muita informação. Porquê?
Coloquei hoje o relativo a Beja:
Mapas de navegação
Então.. as partidas e chegadas IFR são sempre orientadas pelo ATC.
A excepção deve ser só para emergencias absolutas né?
Sobre o Porto... não há nada mais... Aquilo é muito completo... mas não para Portugal.
Embora de Beja tenha muita informação. Porquê?
Coloquei hoje o relativo a Beja:
Mapas de navegação
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- 2º Oficial
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- Registado: domingo dez 23, 2007 12:00 am
Nem só para emergências. Nos voos IFR reais o ATC sempre informa a aproximação a ser seguida para a pista em em uso. Por exemplo, o ATC indica:afernandes Escreveu:Interessante a informação...
Então.. as partidas e chegadas IFR são sempre orientadas pelo ATC.
A excepção deve ser só para emergencias absolutas né?...[/color][/url]
- "TAP 8520, prepare aproximação Delta 4 do ILS da pista 15".
Isso significa que o piloto deve seguir as instruções contidas na IAP indicada, tais como rumos, altitudes mínimas e bloqueio dos "fixos" (pontos imaginários constantes das cartas, mas sempre perfeitamente definidos por uma ou duas radiais de um ou dois VOR's da região do aeroporto).
A folha com essas instruções fica presa por um clip no manche do piloto.
Isso reduz a carga de trabalho dos controladores uma vez que podem ter certeza que a aeronave vai seguir um traçado de aproximação padrão sem interferir com as outras, principalmente em áreas de tráfego congestionado.
Abraços.
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- Capitão
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- Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am
encontrei um manual muito bom da procedures de lisboa, achoq ue contem as cartas essenciais!!! digam se acham que falta alguma:
http://flight.sanyjo.cz/mapy/Portugal/LPPT.pdf
http://flight.sanyjo.cz/mapy/Portugal/LPPT.pdf
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- Capitão
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- Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am
Muito Bom!!
Eu também tenho qualquer coisa aqui para casa sobre Lisboa, mas não é da JEPPSEN é do AIP Militar. Basicamente é a mesma informação.
Já que estamos numa de partilhar, deixo aqui um link do EUROCONTROL com as cartas de aproximação e saída dos nossos Aeroportos Nacionais e muitos outros espalhados pelo mundo.
http://www.ead.eurocontrol.int/eadcms/e ... x.php.html
É necessário fazer um registo mas é gratuito e estamos a aceder a informação Real. Depois do registo feito acedem à pagina de login:
http://www.ead.eurocontrol.int/publicus ... /login.jsp
E a seguir no canto superior esquerdo clicam em ENTER APPLICATION.
A partir daí estão por vossa conta...
Abraços
Pedro "Freeman"
Eu também tenho qualquer coisa aqui para casa sobre Lisboa, mas não é da JEPPSEN é do AIP Militar. Basicamente é a mesma informação.
Já que estamos numa de partilhar, deixo aqui um link do EUROCONTROL com as cartas de aproximação e saída dos nossos Aeroportos Nacionais e muitos outros espalhados pelo mundo.
http://www.ead.eurocontrol.int/eadcms/e ... x.php.html
É necessário fazer um registo mas é gratuito e estamos a aceder a informação Real. Depois do registo feito acedem à pagina de login:
http://www.ead.eurocontrol.int/publicus ... /login.jsp
E a seguir no canto superior esquerdo clicam em ENTER APPLICATION.
A partir daí estão por vossa conta...
Abraços
Pedro "Freeman"
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- 1º Oficial
- Mensagens: 72
- Registado: sexta mar 13, 2009 12:25 am
Re: Mapas de navegação de Lisboa e Porto ( por agora...)
Muito bom site Freeman, obrigado aa)
Para compensar aqui está outro grande site com cartas e plates pra tudo o que é Portugal.
http://www.nav.pt/
Encontrem o link AIS e registem-se, vão ver que vai valer a pena
Para compensar aqui está outro grande site com cartas e plates pra tudo o que é Portugal.
http://www.nav.pt/
Encontrem o link AIS e registem-se, vão ver que vai valer a pena