Cenários com Imagens de Satélite

Fórum de discussão sobre addons para os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Cenários com Imagens de Satélite

Mensagem por Freeman »

Boas,

Há uma ferramenta disponivel na net para tornar as imagens de satélite do Yahoo ou mesmo do Google em imagens do terreno mais realistas. Mas mais do que palavras deixo aqui alguns exemplos de um voo que um "colega" de uma outra comunidade fez entre o Porto e Braga, só para verem o nivel de realismo.
Imagem
ImagemImagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O programa utilizado é o Tileproxy.
Faz o download de imagens de satélite do Yahoo ou do Google em tempo real, convertendo-as "on-the-fly" para serem usadas no FSX (ou no FS9 com menor resolução). Para que as imagens entrem sem demorar muito tempo e causar "blurries" convém ter uma ligação bastante rápida à internet e um processador dual-core ou superior (no meu caso é um E6600). O número de frames aumenta em relação aos cenários add-on normais, porque na prática estamos a voar sobre uma foto. No entanto, ao contrário do voo no FSX com cenários "normais", em que o aconselhado é usar os frames em "unlimited" (pois causa menos "blurries"), neste caso do Tileproxy convém limitar entre 15 e 18 para dar "espaço" ao processador para ir convertendo as texturas.

Leiam o QUOTE para saberem como se faz. Como eu não tenho PC para isto, se alquem quizer exprimentar que meta depois aqui o FeedBack.

Abraços

Pedro "Freeman"
Aviator_1
Capitão
Capitão
Mensagens: 981
Registado: quinta dez 20, 2007 12:00 am

Mensagem por Aviator_1 »

Uau, é espectacular! Já tinha ouvido falar disso mas pensei que fosse só para localizar o nosso avião no Google Earth.
sapien
Capitão
Capitão
Mensagens: 640
Registado: segunda nov 05, 2007 12:00 am

Mensagem por sapien »

Boas Freeman

Esse programa é realmente espectacular. São dicas destas que ajudam o site a crescer.

Tenho andado um tanto arredado daqui com as férias e a vida particular, mas atento a este tipo de ferramentas.
peeboo
Oficial
Oficial
Mensagens: 174
Registado: sexta mai 30, 2008 12:00 am

Mensagem por peeboo »

É realmente um addon excelente, obrigado ao Freeman e às pessoas que se lembram de fazer este tipo de utilitários :D

Abraços!!
GnGs
Oficial
Oficial
Mensagens: 237
Registado: quarta out 31, 2007 12:00 am

Mensagem por GnGs »

Porreiro assim posso voar por cima da minha casa lol
Baratinhas
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 31
Registado: sexta ago 29, 2008 12:00 am

Mensagem por Baratinhas »

Muito bom ;)
Tallas
Capitão
Capitão
Mensagens: 683
Registado: segunda dez 10, 2007 12:00 am

Mensagem por Tallas »

Ta,bem quero isso, tenho de experimentar
Muito bom
rafarig
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 27
Registado: terça abr 15, 2008 12:00 am

Mensagem por rafarig »

ja alguem conseguiu por isso a funcionar? é que eu tentei e não consegui :X a minha versão é fsx
sorefame16
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 38
Registado: quinta dez 13, 2007 12:00 am

Mensagem por sorefame16 »

Parece-me bastante bom o programa, também vou ver se experimento!
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Mensagem por Freeman »

Amigos encontrei uma tradução do User Guide do programa, se bem que é em Portugês do Brasil, mas é de mais facil compreensão do que inglês. Cá vai:


Criado como FREEWARE (software de livre distribuição, sem custos), é uma interface em tempo real entre o FS e a Internet. Essa interface baixa textura foto-realistas dos serviços de mapas on-line atuando como um servidor substituto (Proxy Server) e um conversor de formatos de arquivos. Essa ferramenta transforma o FS em um browser interativo de mapas 3D, como você nunca havia experimentado antes. Nos níveis de resolução para FSX vai até 30cm por pixel. Pode também ser usado com o FS9 (FS2004) muito embora a resolução das texturas esteja limitada em 4,75 metros por pixel, (como a imagem acima... ainda assim muito bonito!). Com a última versão (Beta 7), os PCs Dual Core (dois núcleos de processamento) e superiores experimentarão agora tempo de carga mais rápidos no FSX. Para as máquinas mais antigas, FS9 irá proporcionar tempos de carga mais rápidos que o FSX. Versões recentes do TileProxy agora incluem também máscaras do clima global, então, FS estarão presentes os contornos da costa e as águas com os usuais efeitos aquáticos do FS.


ANTES DA INSTALAÇÃO: Por favor, leia os passos adiante cuidadosamente, você poderá evitar uma série de dores de cabeça mais pra frente.

É essencial que você tenha uma conexão de internet razoavelmente de alta velocidade para rodar TileProxy. Uma conexão de 2mbits por segundo ou mais rápida é recomendada. Tentar usar TP com qualquer coisa próxima de uma conexão dial-up de 56k é praticamente impossível.

Durante a instalação o TP faz um backup dos seus arquivos CFG originais, e depois altera algumas configurações para aumentar a performance do TP, mas fique seguro, caso queira desinstalar o TP no futuro, o desinstalador restaura o seu FSX.CFG ou FS9.CFG originais. Você pode sempre optar por voar sem o TP habilitado and mesmo assim apreciar o cenário default do FSX e FS9, como de costume, mas se você experimentar pequena diferença de performance devido às pequenas mudanças efetuadas pelo instalador do TP, você tem os backups para restaurar. Para mais informações sobre os locais dos arquivos de backup, e uma lista das mudanças no CFG que o TP faz, veja a página http://www.edtruthan.com/tileproxy/tuto ... hanges.htm

Usuários do Vista: o TP parece funcionar bem com o Vista, apesar de alguns usuários terem reportado alguns problemas, e alguns outros não conseguiram fazer funcionar. É recomendável desabilitar o User Account Control (UAC – Controle de Contas do Usuário) como destacado aqui http://www.petri.co.il/disable_uac_in_windows_vista.htm

Usuários do FSX: devem ter o FSX SP1 instalado, uma vez que o TP foi integrado para trabalhar melhor com ele.

Usuários do FS9: vejam essa página antes de instalar: http://www.edtruthan.com/tileproxy/tuto ... 9users.htm

Passo 1. Faça o Download e INSTALE a última versão do TILPEPROXY na página: http://sourceforge.net/project/showfile ... /&abmode=1

A. Abra o arquivo ZIP baixado e instale o programa clicando duplo em “Tileproxyserver. exe” e siga os avisos. Você deve aceitar o local padrão de instalação (dentro da pasta do FSX) para o programa principal. Se você não tem o FSX instalado, então direcione o instalador para dentro da pasta raiz do FS9.

O instalador irá perguntar se você aceita instalar duas outras pastas. Elas são “Tile ProxyPhoRealWorld” (bitmaps convertidos que o FS usa) and o “cache” (onde ficam os JPGs baixados dos servidores de mapas). Alguns usuários colocam essas pastas em drives secundários, ou outras partições para prevenir fragmentação dos seus discos com o sistema operacional, e isso é recomendado mas não obrigatório.

Primeiro especifique onde gostaria de colocar o “tileproxyphotorreal world”. A pasta é criada dentro da pasta que vocês especificou.

A seguir, especifique o local da pasta “cache”,. O nome e o local que vc escolher serão criados pelo instalador. Onde quer que vc escolha colocar essas pastas, certifique-se que o “tileproxy...” exista no local especificado, e tenha exatamente esse nome, porque o driver do TP espera encontrar esse nome naquele local.

B. Recomendo que você aceite todos as configurações padrão durante a instalação, especialmente o radio Button para o FSX “Terrain Resolution” de 1.1 metros/pixel para o FSX. Resoluções mais altas são experimentais nesse momento e podem botar pra baixo a performance na sua máquina. Você pode mudar essas setagens de qualquer forma posteriormente no arquivo ProxyUser.ini se quiser experimentar depois.

c. quando terminado, você irá encontrar um novo grupo de atalhos TileProxy no seu menu iniciar. Familiarize- se com eles. Esses são os links para iniciar o TP, limpar sua pasta TP World, um gerenciador de CACHÊ e mais. Mais informações no Proxy Manual.




Passo 2. Efetue o download do PRÉ-CONFIGURADO arquivo PROXYUSER.ini em

http://www.edtruthan.com/tileproxy/ProxyUser_081708.zip

Por que vc precisa desse arquivo? O ProxyUser.ini é o coração do TP e contém a maioria das informações de configuração para o TP funcionar corretamente, parâmetros LOD, parâmetros da máscara dágua, e determina qual serviço de mapa é para ser usado. Por causa de problema com EULA, esse arquivo INI não é configurado para operar por padrão sem algumas simples modificações (as URL´s do servidor de mapas). O link acima contém dois arquivos INI prontos pra rodar (uma para FS9 e um para FSX) que colocarão você rodando num piscar de olhos.

Importante: se você decidiu colocar seus arquivos de Cachê em outro drive ao invés da localização padrão, terá de editar algumas entradas no proxyuser.ini: http://www.edtruthan.com/tileproxy/tuto ... olders.htm

Passo 3. PONHA ARQUIVO O PROXYUSER.INI (para a versão do FS que deseja voar) dentro da pasta principal do TileProxy. Faça um backup do original se desejar. Eu inclui ambas as versões porque elas diferem um pouco em como estão configuradas. Vc precisará troca-las pra fora da pasta raiz do TP se vc decidir trocar as versões do FS, assim, mantenha cópias de cada uma à mão.

O local padrão para o arquivo ProxyUser.ini é c:\arquivos de programas\Microsoft Games\Microsoft Flight Simulator X\TileProxy

Passo 4. Antes de voar, vc irá querer checar p/ se assegurar que a área onde irá voar está bem representada com uma resolução boa e fotos de satélite com uma boa imagem natural, com aparência natural. Meus arquivos INI estão preconfigurados para usar Yahoo Maps como servidor de testuras (tem uma boa resolução e boa cobertura de cores consistentes da maioria do continente norteamericano and outras localidades) , e se você verificar que sua área tem boa cobertura com o Yahoo Maps, pode pular esse passo e ir diretamente para o Passo 5 e iniciar seu vôo;

Se estiver incerto, tente fazer um rápido reconhecimento on-line para verificar qual serviço de mapas cobre melhor a área que deseja voar. Vc pode então fazer a edição apropriada no arquivo proxyuser.ini. Para checar a sua covbertura preferida da região, aqui estão links para os 4 serviços que o TP pode usar atualmente

http://maps.google.com/
http://maps.live.com/
http://maps.yahoo.com/
http://city.ask.com/city

www.flashearth.com permite que vc compare todos os 4 servicos numa mesma janela do browser. Novamente, o arquivo ini preconfigurado fornecido aqui esta já setado para usar Yahoo Maps como o serviço online, então se quiser usa-lo não é necessário mudar as configurações dele no ini.

Se quiser mudar o servidor de mapas, veja esse página:
http://www.edtruthan.com/tileproxy/tuto ... ervice.htm

Passo 5. Vá VOAR!

Antes de instalar qualquer coisa vc deve desabilitar o seu software de vírus e a firewall.

Pronto para iniciar?

A. inicie TileProxy do INICIAR>TODOS OS PROGRAMAS>TILE PROXY>START TILEPROXY e espere pelo TP carregar (numa janela de DOS). Ele irá gerar algumas linhas de texto e estabilizar, pronto pra prosseguir.
B. Rode o FS e carregue um vôo. Agora espere um pouco. Dependendo de qual versão do FS estiver usando, pode demorar de 5-15 ou mais minutos para baixar todas as texturas da internet e carrega-las no FS (mais demorado no FSX que no FS9). TENHA PACIÊNCIA! A barra de progresso do FS irá diminuir a velocidade perto de 36% qdo os pedaços irão começar a ser carregados. Isso é normal. Vá fazer outra coisa e aguarde. Se vc configurou tudo certo, em breve seu vôo carregará.


Pronto, (agora já é o Freeman outra vez) espero que isto ajude a melhorar as vossas imagens do solo no FSX, porque as minhas vãso ficar exactamente como estão. Se tiverem duvidas vão postando aqui, que vamso tentando ajudar-nos uns aos outros.

Abraços

Pedro "Freeman"
joaoantoniofig
Capitão
Capitão
Mensagens: 1030
Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am

Mensagem por joaoantoniofig »

eu ainda n consegui instalar, mas sinceramente, sem ofensa, essa ultima explicação está mt confusa!!!
se alguém já conseguiu que diga ou então alguém que conheça esse membro de outro site da «concorrência» para ele explicar porque este add-on parace ser mt fixe mesmo!!
eu que sou cá do porto sei que isso é igualzinho à realidade!!!
quem souber diga!!!
obrigado
bons voos
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Mensagem por Freeman »

joaoantonio não ofendes ninguém, isso foi um copy past de um outro forum brasileiro. Mas de qualquer maneira, quando se entra num dos links que vem mencionado nessa explicação, encontra-se também a explicação em inglês, para quem preferir. Eu li as duas versões e achei preceptivel, se bem que realmente a que está em inglês esteja mais simples.
No meu caso, como referi no primeiro post, não tenho PC para isso. Ainda expriementei com o FS2004 mas o resultado foi muito fraco, tinha muitos "blurries".
E é normal que isto esteja parecido com a realidade, tu quando tiraste a tua fotografia com o Ás dos Ares (entenda-se Peter Beseney) vocês os dois também ficaram parecidos com a realidade. Porque as imagens que se veêm nas shots em cima são exactamente isso, fotografias.

Abraços

Pedro "Freeman"
Ironhide
Capitão
Capitão
Mensagens: 552
Registado: domingo out 07, 2007 12:00 am

Mensagem por Ironhide »

Para quem nao quer cair na asneira se é que ainda nao caiu nao façam o download disso.

Sinceramente eu que sou uma pessoa que liga bastante aos cenarios e este nao vale a pena...primeiro e um addon que demora muito a carregar..depois a sua instalaçao ainda da trabalho e depois percebe-se perfeitamente que estamos a voar numa foto e, por isso, se estivermos no ground nao vemos praticamente nada porque tamos em cima duma foto -_- ou seja esqueçam os objectos.

Pra screenshots e bom...mas nao vale a pena
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Mensagem por Freeman »

É isso mesmo que se quer. opiniões validas.
Tks.

Pedro "Freeman"