CAT II/III

Fórum de discussão/dúvidas sobre o controlo de tráfego aéreo em multiplayer.

Moderadores: Comandante, ATC

joaoantoniofig
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CAT II/III

Mensagem por joaoantoniofig »

alguém me consegue explicar que são operações CAT II/III pff??
Freeman
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Mensagem por Freeman »

Caro Amigo João

Operações CAT II ou CAT III tem a ver com as condições de visibilidade na zona de um Aeródromo.
Assim:

CAT II caracteriza-se por ter como mínimos uma DH (Altura de decisão) não inferior a 100 pés e uma RVR (Runway Visual Range - alcance visual da pista ) com um mínimo de 1200 pés.

CAT III pode ser dividida em CAT IIIa, CATIIIb e CATIIIc, sendo que os minimos são:
CATIIIa: RVR Superior a 700 pés
CATIIIb: RVR Superior a 150 pés
CATIIIc: RVR Zero, condições de visibilidade ZERO.
Depois esta coisa das CAT tem a ver com o equipamento ILS de cada Avião, porque nem todos estão preparados para operar com CATII e CATIII. E segundo as minhas pesquisas, não ha ainda nenhum com CAT IIIc.
Espero que tenhas percebido.
Só falta dizer que CAT quer dizer Categoria.

Abraço

Pedro "Freeman"
Freeman
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Mensagem por Freeman »

Ficou por dizer só mais uma coisa.
Os próprios Aerodromos podem mudar de CAT consoante a meteorologia do momento, daí se falar em Operações CATII/III. A essa mudança de categoria chama-se LVO - Low Visibility Operations, ou LVP = Low Visibility Procedures.
Normalmente todos os Aeroportos são CATI.

Abraço

Pedro "Freeman"
joaoantoniofig
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Mensagem por joaoantoniofig »

acho que percebi
então o Cat é uma categoria e que se avalia a que altitude, devido ás condições atmosféricas, se consegue ver a pista!!
quanto piores as condições de visualização, maior vai ser o grau da categoria!!
é isso??
Freeman
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Mensagem por Freeman »

Exacto mas só existe até á CATIIIc - Visibilidade ZERO.
E essa Avaliação é feita no chão pelos Meteorologistas dos Aeródromos.
Repara não é um avião que decide se vai operar em CATII ou CATIII, isso é competência dos Aeródromos. As Aeronaves podem estar ou não preparadas para operar nessas Categorias.
joaoantoniofig
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Mensagem por joaoantoniofig »

obrigado
então já percebi
há diferentes tipos de cartas de sids para as diferentes tipos de categorias!!
verdade??
e quem é que nos informa de que categoria é que vamos operar??
Freeman
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Mensagem por Freeman »

Há procedimentos diferentes consoante a categoria, claro.
Quem informa da mudança de CAT e o ATC e depois das duas uma, ou a aeronave vai para uma espera ou diverge para um alternante.
Sushi
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Mensagem por Sushi »

Os aviões e tripulação também têm de ser certificados para aterrar consoante as categorias.
Tiger99
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Mensagem por Tiger99 »

permitam me a correcção as CAT's (categorias) tem a ver com o tempo mas nao e bem o que dizem as categorias tem haver com ils. existe o ils de CATII, CATII ,CATIII dividido-se em CATIIIA CATIIIB-com ou sem decisão nao existe CAT3C. As categorias sao deliniadas pela meterologia mas podesse fazer uma aproximação de acordo com a capacidade do aeroporto , ou seja nao e o avião que faz ou nao uma aproximação de de CATII OU CATII mas sim o aeroporto. o aeroporto e que esta ou nao equipado com as categorias de ils. As categorias diferenciamsse em varias coisas, quanto mais alta e a categoria mais baixo leva, essa e a caracteristica principal mas para os aeroportos estarem certificados com CATII OU CATIII tem que ter luzes especiais geradores que mudem no caso de falha para os auxiliares em 0,0000000x segundos e em categoria III tem que se ver X luzes em II tem que se ver Y de luzes e W de alcance etc ou seja vai variando de acorodo com a categoria se o tecto esta baixo, se os aeroportos nao estiverem certificados para o tipo de aproximação necessario o avião pode ser o melhor do mundo que nao consegue fazer a aprox.
espero ter esclarecido se alguem quiser mais informações venha falar comigo combinamos no skype e eu explico (se eu estiver certo porque agora quero ver a resposta do freeman vamos ver...lol)

bons voos :air:
Freeman
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Mensagem por Freeman »

Não tenho mais nada a dizer. Apenas que não corrigiste nada, porque no meu post inicial escrevi assim:
Depois esta coisa das CAT tem a ver com o equipamento ILS de cada Avião, porque nem todos estão preparados para operar com CATII e CATIII. E segundo as minhas pesquisas, não ha ainda nenhum com CAT IIIc.
Como tal isso só vai de encontro ao que disseste.
E ainda disse:
Operações CAT II ou CAT III tem a ver com as condições de visibilidade na zona de um Aeródromo.
Pode estar uma temperatura amena e a visibilidade ser zero, logo nem todos os factores meteorológicos entram nesta equação.

Realmente não referi a parte das luzes e outros equipamentos porque não fazia ideia que assim fosse. Não se sabe sempre tudo, estamos sempre a aprender.

Abraço

Pedro "Freeman"

P.S.Tiger99 é cá um exercício entender tua escrita que nem imaginas.
:wink: :lol: :lol:
Sparky
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Re: CAT II/III

Mensagem por Sparky »

Olá a todos.
Alem de tudo o que já escreveram, e que está correcto, só mais um pequeno "ajuste"
Os aviões podem a qualquer altura descer de categoria por si próprios.
Airbus A340 Manual Escreveu: LANDING CAPABILITY COMPUTATION
Each FMGEC computes the landing capability (CAT1 / CAT2 / CAT3)
during the whole flight. This computation depends on Auto Flight System
(AFS) and peripheral systems availability. The landing capability
availability is displayed on the ECAM STATUS page and, when in
approach, on the FMA.
Imagem

Básicamente para dizer, que, se um aeródromo estiver em CAT III, mas o avião por avaria estiver em CAT II
:roll: "DIVERT TO A SUITABLE AIRPORT" :cry:

Abraços

Fly High & Take Care
Sparky
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Re: CAT II/III

Mensagem por Freeman »

Mas o avião detecta o tipo de Aproximação ILS e pode ou não utlizar essa categoria?? É isso??
Sparky
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Re: CAT II/III

Mensagem por Sparky »

Condições para aterragem em CAT III
Aeroporto de destino - Pista com equipamento certificado para CAT III
Avião - Sistemas referentes ao voo automático (AFS) e outros sistemas utilizados para a aterragem (Instrumentos / Radio ajudas) em operação.
:arrow: Aterragem em CAT III

Cenário 1:
Aeroporto de destino - Pista não certificada para aterragens em CAT III
Avião - Sistemas referentes ao voo automático (AFS) e outros sistemas utilizados para a aterragem em operação.
:arrow: Aterragem na CAT da pista I ou II

Cenário 2:
Aeroporto de destino - Pista com equipamento certificado para CAT III
Avião - Falha num dos sistemas referentes ao voo automático (AFS) ou outros sistemas utilizados para a aterragem.
:arrow: Aterragem na CAT do avião, mediante a gravidade da falha. Pode fazer o downgrade para CAT II ou mesmo CAT I

Cenário 3:
Aeroporto de destino - Pista com equipamento certificado para CAT II
Avião - Sistemas referentes ao voo automático (AFS) e outros sistemas utilizados para a aterragem em operação.
:arrow: Aterragem em CAT II - Independentemente do avião ter capacidade para efectuar CAT III

Cenário 4:
Aeroporto de destino - Pista com equipamento certificado para CAT II
Avião - Falha num dos sistemas referentes ao voo automático (AFS) ou outros sistemas utilizados para a aterragem.
:arrow: Aterragem na CAT do avião, mediante a gravidade da falha. Pode ser CAT II (a mesma da pista) ou CAT I

Cenário 5:
Aeroporto de destino - Pista com equipamento certificado para CAT I
Avião - Sistemas referentes ao voo automático (AFS) e outros sistemas utilizados para a aterragem em operação.
:arrow: Aterragem em CAT I - Independentemente do avião ter capacidade para efectuar CAT III ou até, se houver uma falha que desça a CAT do avião para II

Cenário 6:
Aeroporto de destino - Pista sem equipamento certificado para CAT
Avião - Sistemas referentes ao voo automático (AFS) e outros sistemas utilizados para a aterragem em operação.
:arrow: Aterragem em modo "NON PRECISION APPROACH" - Independentemente do avião ter capacidade para efectuar CAT III, CAT II ou CAT I (englobam-se neste modo as aterragens VOR, VOR/DME, NDB e RNAV)

Basicamente e resumindo:
Desde que o avião não tenha falhas, obedece á CAT da pista
Se o avião tiver alguma falha que lhe faça o downgrade á CAT, segue a sua própria CAT


Espero não ter sido maçador com todos estes cenários, mas se acharam que ainda ficou alguma duvida, façam o favor de perguntar.

Abraços
Fly High & Take Care
Sparky
Tiger99
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Re: CAT II/III

Mensagem por Tiger99 »

pode obedecer ou nao , em situações mao tempo uza o maximo ao qual o aeroporto esta certificado mas, e esta e uma outra ipotese, o aeroporto esta em CAT I por exemplo, logo esta relativamente bom tempo, mas o piloto par treino decide fazer em CAT III por exemplo pode, mas so em situações de bom tempo
Sparky
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Re: CAT II/III

Mensagem por Sparky »

Tiger99 Escreveu:pode obedecer ou nao , em situações mao tempo uza o maximo ao qual o aeroporto esta certificado mas....


Já foi escrito que a meteorologia influenciava a "categorização" de um aeroporto.
Freeman Escreveu: Os próprios Aerodromos podem mudar de CAT consoante a meteorologia do momento, daí se falar em Operações CATII/III. A essa mudança de categoria chama-se LVO - Low Visibility Operations, ou LVP = Low Visibility Procedures.
O objectivo do meu "post" foi apenas elucidar que os aviões tambem estão sujeitos a alterações de CAT.
Em situações de mau tempo, a CAT do aeroporto tambem tem a haver. Se está mau tempo e um aeroporto está apenas certificado para CAT I é logico que um avião não pode fazer uma aterragem CAT III, mesmo que esteja "capacitado" para o fazer.

Tiger99 Escreveu:....e esta e uma outra ipotese, o aeroporto esta em CAT I por exemplo, logo esta relativamente bom tempo, mas o piloto par treino decide fazer em CAT III por exemplo pode, mas so em situações de bom tempo
Tiger
Espera ! Esta não percebi: O piloto para treino decide fazer um CAT III, mas só em situações de bom tempo?
E se estiver mau tempo, faz o quê ?
O CAT III não é a CAT máxima para os minimos de condições de visibilidade ?
Agora fiquei baralhado 8O