TrustMaster Force 3d - Problemas

Outros problemas que não se englobem nos outros Fóruns

Moderadores: Comandante, ATC

IvoFirmino
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 35
Registado: terça nov 11, 2008 12:00 am

TrustMaster Force 3d - Problemas

Mensagem por IvoFirmino »

Boas Pessoal,

Começo por me apresentar. Ivo Firmino, 31 Anos e maluco por simuladores de voo.

Apresento-vos agora um problema.

Comprei um joystick trusmaster force 3d e funcionou lindamente durante algum tempo. Neste momento quando puxo o joystick para iniciar voo, o avião não responde como deve ser.
Já fui às configurações do dispositivo e verifiquei que não é assumido essa instrução a não ser que vire o comando para a esquerda, mas isso leva a que o avião tb vire para a esquerda.

Decidi abrir o dito joystick e não sei como, pois não fiz nada, o problema ficou resolvido temporáriamente, mas ao fim de 4 a 5 sessões voltou ao mesmo.

Têm alguma sugestão de calibração? Ou correcção mecânica abrindo novamente o joystick?

Obrigado,
Ivo
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Mensagem por ELCarma »

Oi bem vindo :wink:

Qual é a marca do joystick? Logitech?
IvoFirmino
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 35
Registado: terça nov 11, 2008 12:00 am

Mensagem por IvoFirmino »

ELCarma Escreveu:Oi bem vindo :wink:

Qual é a marca do joystick? Logitech?
Sim
joaoantoniofig
Capitão
Capitão
Mensagens: 1030
Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am

Mensagem por joaoantoniofig »

já calibrou o joystick no painel de controlo!!
isso é muito importante !!
Aviator_1
Capitão
Capitão
Mensagens: 981
Registado: quinta dez 20, 2007 12:00 am

Mensagem por Aviator_1 »

Experimente carregar "ctrl+K" no FS quando o voo estiver iniciado.
IvoFirmino
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 35
Registado: terça nov 11, 2008 12:00 am

Mensagem por IvoFirmino »

joaoantoniofig Escreveu:já calibrou o joystick no painel de controlo!!
isso é muito importante !!
Boas João,

A calibração no painel de controlo resume-se a visualizar um conjunto de botões que ao serem pressionados no joystick são activados. Já pesquisei por lá opções de calibração e não encontro mesmo nada.

Supostamente a calibração iria passar por definir o ponto neutro do comando e os restantes pontos cardeais e mais o acelerador.

Vou de qualquer das formas pesquisar melhor, não me tenha falhado algum ponto.

Irei depois experimentar a opção ctrl+k com o FSX aberto apesar de este problema ocorrer quer com o FSX aberto ou na configuração do dispoitivo.

Obrigado,
Ivo
IvoFirmino
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 35
Registado: terça nov 11, 2008 12:00 am

Mensagem por IvoFirmino »

Já nao sei o que se passa com o joystick.

Fiz um voo, nao muito mau, mas o joystick não quer responder como deve ser.

O ctrl + k, faz com que fique sem o joystick durante o voo e ao voltar a fazer ctrl + k, continua tudo na mesma.

Do que me lembro, não tinha qualquer parafuso para afinar o dito.

Se alguém tiver uma dica acerca de calibrações, agradeço.

CUmps,
Ivo
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Mensagem por ELCarma »

Eu sugeria:

1º Desinstalar o software todo do aparelho, inclusivé se tiver, software com macros para varios jogos, EX: eu tenho o Force3dPRo da Logi e além dos drivers, vem com o dito sofware "Wingman" que pré configura o joystick antes de cada jogo se o utilizador quiser.

2º Desconnectar o aparelho da porta USB e da tomada se tiver;

3º No FSX, colocar em DEFAULT todas as opções relativas aos controlos e teclas.. de forma a colocar de série as calibrações e forças que o simulador irá aplicar ao aparelho.

4º Reiniciar o PC, e ao mesmo tempo, se a chave de fendas estiver à mão dar uma vista de olhos à montagem do aparelho visto ter havido intervenção técnica;

5º Ligar o aparelho numa porta USB diferente da primeira.

6º Instalar a última versão se possível do software do aparelho - Drivers - seguindo as instruções do mesmo; basta entrar no site da Logitech Inglês.

7º Para calibrar, ou confirmar a calibragem, após a instalação do software, podemos ir a: Painel Controlo» Controladores de Jogo» e neste passo deverá aparecer o nome do joystick com um OK à frente» entrar nas Propriedades e deverá estar a opção e teste da calibragem nesse passo.

8º Entrar no FSX e experimentar....:wink:

N sei se ajuda, mas o meu joystick n tem calibragem possivel, n sei se é vantajoso ou não, isto pq o force feedback calibra automaticamente o aparelho assim que entro no Windows.

Espero poder ter ajudado.

Bons voos.
IvoFirmino
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 35
Registado: terça nov 11, 2008 12:00 am

Mensagem por IvoFirmino »

Boas Elcarma,

Encontrei a solução e até no forum da logitec. Ver Forum Logitec - Force 3D Pro

O membro refere a fraca qualidade dos encaixes que permitem funcionar com o axis. Ele utilizou cola quente de forma a manter tudo no sitio.

Eu fui um pouco mais radical, soldei os cabos aos potenciometros respectivos e apliquei cola quente para segurar os cabos entre si, dando mais resistencia às soldaduras.

Apliquei um spray de limpeza de potenciometros e penso que o assunto ficou resolvido de vez.

Mais uma vez obrigado a todos.

Cumps,
Ivo
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Mensagem por ELCarma »

Bom, como o meu é um force3d pro, tenho que ir ver se tenho cola quente, n vá o diabo tecê-las... :roll:

cumps
IvoFirmino
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 35
Registado: terça nov 11, 2008 12:00 am

Mensagem por IvoFirmino »

ELCarma Escreveu:Bom, como o meu é um force3d pro, tenho que ir ver se tenho cola quente, n vá o diabo tecê-las... :roll:

cumps
Se optares por soldar os fios, marca bem as fichas com caneta de acetato antes de as cortares, pois desta forma não te enganas no conjunto de cabos e vê a ordem com que tens de os ligar.

Eu optei por soldar, pois assim dá mais segurança na comunicação. Se fores a ver bem os contactos das fichas, estes não se encontram completamente ajustados e com o mau contacto leva a que os movimentos não sejam bem realizados.

Aconselho também, caso procedas à soldadura, que faças com outra pessoa, pois só uma torna o processo mais demorado e perigoso, para os dedos e essencialmente para os potenciometros, pois podem queimar com facilidade.

Hoje vou continuar os testes de funcionamento do comando e depois conto novidades.

Ivo
IvoFirmino
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 35
Registado: terça nov 11, 2008 12:00 am

Mensagem por IvoFirmino »

Pois é, o joystick está a funcionar lindamente com a solução adoptada.