QNH - hectopascais ou inches of Mercury

Fórum de discussão/dúvidas sobre o controlo de tráfego aéreo em multiplayer.

Moderadores: Comandante, ATC

Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

QNH - hectopascais ou inches of Mercury

Mensagem por Freeman »

Noutro dia num voo com o SOBESKUTA (julgo eu) surgiu a duvida do manómetro onde se mete o valor da pressão atmosférica (QNH) que muitas das vezes o ATC nos dá. Oram bem, a fase da localização do dito manometro foi passada com facilidade. A questão é que, eu tava a ver no METAR do sitio onde nós estavamos, e o valor do QNH vinha em hectopascal (1014 Hpa) e no avião do SOBESKUTA só aceitava em Inches of Mercury (InHg).
Nos aviões reais quando isto acontece os Pilotos por norma têm uma tabela que lhes permite rapidamente fazer a conversão entre os dois, mas como nós não somos pilotos e nem temos essa tabela, não sabiamos o que fazer. A resposta rápida foi: "Quando te aparecer a Tip a dizer para corrigires o altimetro carrega em B que isso corrige automaticamente".
Sendo que normalmente o ATC dá o QNH em Inches of Mercury (InHg), o tipico 29.92, surge a questão de como converter em hectopascal(Hpa).
Depois de perder 5 minutos a pesquisar encontrei a nossa solução.
Nesta página AQUI encontram várias ferramentas de conversão que são uteis ao dia-a-dia do piloto, entre essas ferramentas está uma que se chama "Pressure Conversion Calculator" que permite calcular a conversão introduzindo apenas um dos valores (ou o InHg ou o Hpa).

Para quem gostar de matemática há uma outra forma rápida de fazer essa conversão. Se o valor for dado em Hpa só têm que multiplicar esse valor por 0,02953, Exemplo: 1014x0,02953=29.94
Como a divisão é a operação inversa da multiplicação, caso o QNH seja dado em InHg divide então o valor pelos mesmos 0,02953, Exemplo:29.94:0,02953=1014 (arredondado).

Ainda outra forma é consultarem ESTE PDF na página 32 onde está a dita tabela e basta imprimir.

Abraços e até a uma próxima oportunidade.


Pedro "Freeman"
joaoantoniofig
Capitão
Capitão
Mensagens: 1030
Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am

Mensagem por joaoantoniofig »

muito bom link, tá jeito para mta coisa!!