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Fórum de discussão/dúvidas sobre o controlo de tráfego aéreo em multiplayer.

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Freeman
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NOTAM

Mensagem por Freeman »

Ontem em conversa no TS, alguem falou que estava a voar na VATSIM e o controlador de serviço o avisou que um determinado aerodromo estava fechado.
Normalmente, nós aqui na aviação virtual temos sempre os aeroportos e aerodromos abertos, mas na realidade isso nem sempre acontece. Há aerodromos que têm horário de funcionamento e há outros que por mil e uma razões estão simplesmente fechados, dou o caso do Aerodromo de Seia, que até á bem pouco tempo se encontrava fechado.
Antes de mais há que distinguir aqui o que são Aerodromos e Aeroportos; nem tudo o que tem uma pista é um aeroporto, normalmente um Aerodromo para se chamar Aeroporto, tem que ter serviços Alfandegários e de controlo de passageiros e tem, que ter capacidade para receber determinado tipo de aviões, já os aerodromos, não necessitam de ter esses serviços todos bastanto muitas das vezes que tenham uma pista e um bocado de terra batida para parquear as aeronaves.
Voltando ao assunto, há vários motivos que podem levar a que um aerodromo esteja fechado. Normalmente a operação nos Aeroportos só é interrompida por questões metereológicas muito adversas e aí são emitidos METARS e informação em tempo real via ATC, ou então quando alguma há alguma anomalia que assim o obrigue. (Incidentes, etc)
Para que as tripulações, tenham conhecimento atempadamente das anomalias nos aeroportos são emitidos pelo Serviços de Informação Aeronaútica uns Avisos que são chamados de NOTAM, que quer dizer Notice to Airman . Não vou entrar em pormenores de codificação do NOTAM pois não vale a pena. Os NOTAM têm normalmente um periodo de validade que pode ser ou não renovado dependendo daquilo que se refere.
Para terem um exemplo:
Aeroporto de Lisboa está em Obras, há vários NOTAM referentes a esse assunto, este é um deles a dizer:

A0745/09NOTAMRA0743/09
(LPPP A0745/09)
Q)LPPC/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/3846N00908W005
A)LPPT B)0902271621C)0903032359EST
E)RWY 17/35 CLOSED FOR LANDING AND TAKE-OFF OPERATIONS DUE TO WIP.
AVAILABLE FOR TAXIING, EXCEPT BTN TWY G1/G2 AND TWY U2/U3
INTERSECTIONS.

WIP quer dizer Work in Progress. Não vou sou explicar tudo, explico só a partir do ponto A)
PONTO A): É o ICAO do aerodromo a que se refere a informação.
PONTO B): É chamado o grupo DATA/HORA de inicio: 09 é o ano; 02 o mês; 27 o dia; 1621 a hora de inicio.
PONTO C): è o grupo DATA/HORA de fim: é a mesma leitura excepto no fim onde diz EST quer dizer que a hora é estimada e esse NOTAM vai ser ou Renovado ou Cancelado.
PONTO E): Aquele texto quer dizer que a pista 17/35 está fechada para aterragens e descolagens por causa de trabalhos, mas está disponivel para taxiar, excepto entre as intersepções dosTaxyways G! e G2 e U2 e U3.

Isto aplicado ao ATC quer dizer que o controlador de serviço, não pode mandar descolar daquela pista nem mandar taxiar naquelas intersepções.

Os NOTAM's podem ser também utilizados para informar os pilotos que há determinados Espaços Aéreos que estão reservados. Nós cá em Portugal temos vários Zonas no nosso Espaço Aéreo que são passiveis de reserva, como é o caso das zona de treino (chamam-se TRA) ou as zonas de tiro (Chamadas D (Delta)(Campo de Tiro de Alcochete)).

NOTAM exemplo:

A)LPPC B)0903040900C)0903041700
D)0900-1200 1400-1700
E)AIRSPACE RESERVATION, GUN FIRING, WILL TAKE PLACE ON AREA (PINHEIRO
DA CRUZ) : 381730N0084930W 381730N0084600W 381400N0084600W
381400N0084930W 381730N0084930W.
F)SFCG)1000FT AMSL

Passo a explicar:
PONTO A) Como não é um NOTAM referente a nenhum Aerodromo em particular, mas sim a toda a FIR no ponto A aparece LPPC (Designação ICAO para a FIR de Lisboa)
PONTO D) Grupo DATA/HORA do inicio e fim. Reparem que este não tem o EST, o que quer dizer que quando chegarem as 1700 Zulu esse espaço deixa de estar reservado.
PONTO E) Espaço aéreo reservado para exercicios de Tiro Real, vão ter lugar em Pinheiro da Cruz, no poligno com aquelas coordenadas)
PONTO F) é a altitude a que poderão atingir os tiros (1000 pés acima do nivel medio das aguas do mar)

Isto para os Pilotos quer dizer, que não podem voar naquele poligono abaixo daquela altitude.

Quem quiser levar a Simulação para um outro nivel mais real ainda, pode consultar os NOTAM's no site da NAV e limitar o seu voo às condicionantes impostas pelos NOTAM's, bastando para isso saber interpreta-los.
Caso queiram e precisem de ajuda eu posso dar umas explicações.

Para consultarem os NOTAM's em vigor, na data de hoje, podem ir ao site :

http://www.nav.pt/ais/notams/SerieA.htm

Abraço

Pedro "Freeman"
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Re: NOTAM

Mensagem por Prospar »

Excelente Pedro mais uma vez... aa)

Isto sim sao Post´s de GRANDE interesse e muita UTILIDADE para a melhor compreensâo dos codigos de vôo existentes que normalmente parece mais "chinês" para quem ouve ou lê... :D
Mais un "ADD-ON de VÔO" para nos fazer entender melhor o "MUNDO REAL DA AVIAÇAO"...
Pensem só na utilidade que isto (e outras informaçôes que por cá sâo colocadas) nos poderá servir se um dia tivermos a opurtunidade de pilotar um aviâo de verdade.
Ou entao se estivermos de férias e a fazer uma viagem de aviao e o piloto/co-piloto tiverem um "treco" e apagarem... :cry:

Parabens pelo trabalho.
Bons vôos.

PS: Provavelmente este meu post pode ser um "post inutil" mas...apeteceu-me escrevê-lo... :D