Altimeter.

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SaiT
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Altimeter.

Mensagem por SaiT »

Boa tarde pessoal,

Precisava da vossa ajuda relativamente ao Altimeter. Eu sei que abaixo dos 10000ft temos que por o Altimeter em 29.92 correcto?
Mas a torre diz outro valor relativamente ao Altimeter. Qual deles é que temos que inserir?






Cumprimentos,
SaiT
Aviator_1
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Re: Altimeter.

Mensagem por Aviator_1 »

Isso depende das condições climatéricas... Metes o que a torre disser...
joaoantoniofig
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Re: Altimeter.

Mensagem por joaoantoniofig »

Olá antes de mais...sê bem vindo ao nosso site.
Isto não é assim tão linear quanto isso mas como és novo não vou tornar isto um bicho de sete cabeças porque também não o é.
Antes de mais cometes-te um erro...essa pressão atmosférica que referiste(29.92inHg-inches of mercury), deve ser colocada não abaixo dos 10000fts(pés) mas sim acima da chamada(transition altitude-altitude de transição)que podes consultar nas cartas do aeroporto em causa(Vê o anexo).
Mas o que é isto de transition altitude e do transition level e o que é que a pressão atmosférica tem a ver com a estabilidade e segurança de um voo??...
A primeira coisa que tens de saber é que a pressão atmosférica como deves imaginar não é homogénea por todo o globo.
Quanto mais alto menor é a pressão atmosférica pois existem menos partículas no ar, assim como, no mesmo local, devido às condições climatéricas a pressão atmosférica varia.
Depois da aula de química passamos para a aeronáutica...
Os aviões calculam a sua altitude através da pressão atmosférica e como ja referi anteriormente estando mais alto vai haver menos pressão logo o Altímetro indicará uma maior altitude.
Estamos agora a chegar ao ponto inicial deste post, para que serve a pressao de 29.92 inHg...
O Altimetro do aviao como deves calcular tem de ser calibrado porque ele não adivinha qual a altitude do terreno nem da altitude desde o nivel medio das aguas do mar.
Por isso existem varias pressões entre elas (QNH-altitude desde n.m.das aguas do mar, QFE-a distancia ao solo e STD-Pressão standart, entre outras...)
Em portugal normalmente utiliza-se o qnh pois assim, sabendo a altitude do aeroporto sabes a altitude a que estas do chão.
Como tu falaste em pressão 29.92inHg vou explicar o que isso é:
Se imaginares a quantidade de aviões que estão nos ceus neste momento e se cada um tivesse uma calibraçao diferente a grandes altitudes de voo de cruzeiro poderiam haver embates pois por exemplo o nivel de voo 210 para um seria o 200 o que poderia causar alguns acidentes.
Por isso definiu-se que a acima da transition altitude temos de calibrar o altímetro em 29.92inHg para todos terem a mesma leitura de altitude.
Acima do Transition level que podes ouvir no ATIS do aeroporto o controlador utiliza a palavra Flight level uma vez que o avião ja não está calibrado na pressão do aeroporto(local) mas esta na pressão padrão STD.
Quando esta abaixo da TA o ATC utiliza a palavra altitude porque o piloto tem de calibrar o seu altimetro para a pressão local(QNH, QFE,...)
Se tiveres mais duvidas não hesites:
joao.a-alpinistars@hotmail.com
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SaiT
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Re: Altimeter.

Mensagem por SaiT »

Obrigado pela tua excelente resposta.
Sem dúvida que tem todo o sentido o que acabaste de escrever.
Então para resumir a partir dos 10000ft calibra-se o altímetro para 29.92 e só se volta a alterar abaixo disso? Mesmo que a ATC nos dê um valor diferente não temos que alterar certo?
joaoantoniofig
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Re: Altimeter.

Mensagem por joaoantoniofig »

o atc não ter vai dar valores de pressão se estiveres em voo de cruzeiro...ele informa-te quando estas prestes a partir ou quando estas quase a descer...
acima dos 10000( no simulador por defaul é esta a transition altiude)29.92 e abaixo disso o que o controlador mandar...
para calibrares o altimetro regula onde mostra esta imagem que «fiz»:
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SaiT
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Re: Altimeter.

Mensagem por SaiT »

Obrigado pela a resposta.

Vou aproveitar e fazer mais um pergunta.
Eu já fiz vários voos do Porto para Lisboa e a torre algumas vezes dá-me a pista para Visual Approach e outras vezes dá-me a que tem Ils Approach. O que faz a torre fazer essa escolha das pistas? O tempo?
Rasgaceus
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Re: Altimeter.

Mensagem por Rasgaceus »

Boas.
O facto de o ccontrolador aereo te dar aproximações por ILS ou visual tema a haver com o tempo (Ventos).
Um exemplo para perceberes melhor e já que tens feito muitos voos Lisboa / Porto e vice versa vais perceber na perfeição o porque do ATC te dar essas ordens.
O aeroporto do Porto tem duas pistas a 35 e a 17, sendo que a 17 tem o sistema de aproximação por ILS, enquanto que a 35 não tem sistema ILS, logo a aproximação a esta terá que ser visual. De referir que por "norma" as aproximações ao Porto são feitos pela pista 35. Porquê? (Pista Activa)
Simples e é aqui que entra o factor do vento, os ventos por norma são predominantes de Norte, logo e assim ditam as boas práticas da aviação e é regra que se deve incutir é que as aterragens devem sempre feitas contra o vento.
Em Lisboa, as pistas activas são a 03 ou 21 (Mediante os ventos) e estas têm ambas o sistema de aproximação por ILS.
Aconcelho-te a fazer uma pesquisa pelo google, porque existe muita informação sobre estes temas e muitos outros que te vão ajudar a esclarecer de uma forma clara, ou do mal o menos ficas com algumas luzes sobre os temas.
De referir que este tipo de dúvidas são perfeitamente normais, mas é como tudo requer estudo e paciência e tempo disponível.
Bons Voos
SaiT
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Re: Altimeter.

Mensagem por SaiT »

Obrigado pela resposta.










Cumprimentos,
SaiT