A companhia de aviação "charter" Euroatlantic foi recrutada pelo Governo francês para transportar material de emergência e ajuda humanitária ao Japão, na sequência do terramoto de 8.9 na escala de Richter que ocorreu naquele país.
A Euroatlantic já tem alocados dois aviões Boeing B767-300ER da sua frota ao serviço do Governo francês, que começaram a 14 de Março a efectuar estas operações, recolhendo técnicos franceses no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, e voando directamente para o Aeroporto de Haneda, perto de Tóquio.
No regresso, o avião da Euroatlantic deverá transportar do Japão trezentos cidadãos franceses, cuja chegada ao aeroporto Charles de Gaulle está prevista para quarta-feira, 16 de março.
Central nuclear de Fukushima debaixo de olho
No sábado, 19 de março, a companhia privada detida maioritariamente pelo empresário Tomaz Metello, já tinha sido também recrutada para transportar a ajuda humanitária que o primeiro-ministro David Cameron anunciou ter colocado à disposição das autoridades do Japão.
Estava previsto que o avião da Euroatlantic efectuasse a descolagem de Lisboa no sábado de manhã, e seguir para o Japão com paragem no aeroporto de Manchester, onde seria embarcada parte da ajuda humanitária britânica. As autoridades aeronáuticas da Rússia, China, Mongólia e Coreia já tinham autorizado o respetivo sobrevoo.
Mas devido a problemas de comunicação com o aeroporto no Japão, o avião português teve de ser desviado para a base da Força Aérea americana de Misawa, acabando por descolar no sábado do aeroporto de Manchester.
Segundo Tomaz Metello, presidente da Euroatlantic, "a companhia está a acompanhar os desenvolvimentos na central nuclear de Daiichi em Fukushima, não existindo quaisquer perigos de contaminação para os nossos quadros".
In expresso (integra)
