Staggering Escreveu:Claro que sim Leandro_stage6, tens toda a razão!
Não sei se reparaste , mas no post onde escrevi "não há nenhum sítio" onde se encontre a informação organizada, referi claramente que era apenas que eu conhecesse!
Já agora, se o há poderias partilhar, se não te importares!
Informação espalhada por vários sítios, existe, como referiste, e como eu o também tinha referido.
É claro que já fui parar à wikipedia e a muitos outros sítios, com dezenas e dezenas de páginas de informação. Tanta que chego a um certo ponto e já não sei por onde comecei a pesquisar, e com o cansaço, acabo por desistir e voltar mais tarde, e começar, provavelmente, do mesmo ponto.
Mas o que eu quis dizer, é que eu próprio não conheço nenhum sítio onde a informação esteja organizada de modo a começarmos a estudar primeiro uma matéria, depois passar para outra, e assim por aí fora, como se tivéssemos um professor a ensinar, passo a passo o que devemos aprender. Bastava qualquer coisa como um índice organizado, de modo a depois pesquisarmos sobre essas matérias.
É que a informação é tanta, que se não soubermos o caminho a seguir, podemos deixar coisas importantes para trás.
Por exemplo, não me parece que, para quem esteja a começar do zero, comece por estudar fraseologia ou metars ou cartas de voo, percebes?
Era apenas isso que eu me referia.
Eu sei bem que não sou o primeiro a colocar questões, por muita pena minha, uma vez que apenas agora descobri este mundo fantástico da aviação virtual! Já que, muito provavelmente, não irei ter hipótese de entrar na aviação real, pelo menos divirto-me na virtual!
No entanto, e como já tinha referido no outro post e que acabaste por reforçar, e muito bem, não há nada como insistir e procurar o conhecimento! Não é por ele estar disperso que vou desistir!
De qualquer das maneiras, obrigado pela atenção!
Abraços!
Se não há um plano de estudo tens tu que cria-lo! Tenta perceber a base da aviação.. não existe um metodo especifico quando estamos a falar de simulação e muito menos sem "instrutor". Tenta começar por aprender principios basicos de sustentação, sobre instrumentos e componentes de um avião. Interroga-te como funcionam, a historia da aviação e os intrumentos usados para voar hoje em dia. Procura toda a informação que achares necessaria e compila-a de maneira a teres um começo e um fim. Duvido que vás encontrar um site que diga
by the book como deves aprender e o que começar a estudar em aviação. Por exemplo os metares são algo facil de aprender, trata-se de "decorar" os termos usados pois é sempre a mesma coisa! Eu por exemplo, ia ao google e metia "metar lppt" e ficava a interpreta-lo até entender a mensagem contida, sempre com a cabula por perto. Chegou a uma altura em que já estava entranhado..
Posso-te ajudar dizendo que manuais tenho aqui comigo, tudo retirado da internet:
-Como voar em VFR
-Como voam os aviões/principios basicos e termos de aviação
-Approach charts e sua interpretação ( tirei ainda a Approach Chart de LPPT como metodo de estudo, da Jeppensen)
-Como se descodifica o METAR e o SPECI de uma forma elementar
-Manual completo GPS (tirado deste forum e só agora reparei

)
-Cartas de aproximação (guia de interpretação, mais um!!)
-Níveis de Voo/Transponder
-Posições criticas de aproximação
-Ajustes de altimetro
-RVSM
-Manual de iniciação para pilotos em voo simulado (Muito bom!)
-DME - Equipamento de medição de distancia na aviação
-VFR
-VOR e NDB
-Codigos Meteorologicos
-Metares
-Espaço aereo, controle e divisão
-Principios basicos da aviação (mais um!)
-Regras de voo por intrumentos
-TAF decoder
-ILS - o que é e como funciona
-Metar/Speci/TAF
-Manual GPS usados em FS2004
É uma questão de procura
Um abraço!