Boas,
Como diz Peter Dowson o programador do fsuipc, "the touchdown vertical speed can be used to check hardness of touchdown (but watch out for bounces which may change this).
Isto significa o seguinte (mais uma vez

)
O touchdown vertical speed é a velocidade na vertical (que o vertical speed indicator te mostra) * 60, que dá o os feet per minute.
Por tanto, é a tua razão de descida por minuto na altura em que tocas com as rodas no chão, o que pela lógica teria de ser SEMPRE um valor negativo.
Agora uma parte de programação, os acars, este e todos, têm um intervalo de tempo (ou timer) no qual lêm os dados do FS, por exemplo de segundo em segundo na altura da aterragem, e um segundo ainda é "algum tempo"
Não convem ser mais curto porque senão nas máquinas lentas pode provocar problemas por estar sempre a pedir esses dados ao FS.
Mas como diz o Peter Dowson, cuidado com os saltos, ou seja, se o avião te saltar na pista ao aterrar, ele vai subir novamente, e se o programa detectar o toque na fracção em que ele está a subir devido ao salto, ele vai dar um valor de touchdown positivo, pois o instrumento do avião (vertical speed indicator) está na parte positiva.
Isto acontece com este e com todos os acars e não é um problema dos acars em si. Como evitar??
É dificil, se dá positivo é porque saltou, se saltou é porque em principio foi uma "hard landing", que valor atribuir a esse touchdown??
O que se pode fazer é reduzir o tempo to timer, mas pode originar falhas na ligação ao FS e dar erro de ligação.
É um pau de dois bicos e dificil de resolver.