Tecnicas de voo

Problemas com os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

afernandes
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 284
Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am

Tecnicas de voo

Mensagem por afernandes »

Abri este tópico, porque gostava de compartir e aprender com os demais tecnicas de voo.

Eu ando a voar num DC-10 (10 30 e 40 ) que comprei à CLS

Gosto muito dele embora se desiquilibre bastante para tras. Acho que por ter motor atras ( em aterragens só claro se nao o efeito era contrario).

Mas o que queria perguntar era o seguinte:
-Alguem ATERRA com o AP até tocar o solo?

Eu comecei a usar a tecnica e estou a dar-me bem com ela.
É claro que na vida real seria bem mais facil:
dar voltas a uma rodinha é uma coisa simples. Acertar com o rato no + e - é muito mais complicado... Naqueles momentos de decisões rápidas.
Mas estou conseguindo.
TUDO.... direcção, altitude velocidade...
Até tocar a pista.

Desvantagens: como muita pista. Se é pequenina... tou lixado.

E ainda não experimentei pistas complicadas.
Aterrar na 03 de Lisboa facilissimo ou na de Faro...
Mas já ao contrario na de Lisboa (21 né?) nao sei se seria à primeira.

Vantagens: controle muito preciso. Acredito que com mais treino, farei melhor que à mão. O que será uma gante vantagem em IFR

Alguem faz isto?

Aqui tem um video duma aterragem em Faro com o AP

Podiamos compartir tecnicas de voo nera?

Bons voos
AF
piuozorio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2383
Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am

Mensagem por piuozorio »

Ora aí está mais uma bela aterragem :)

Só acho que ficas muito tempo com a frente levantada desde que tocas no solo, assim levas muito tempo para inverter os motores.

Eu tambem já fiz manual com o AP ligado, mas desisti num dia que estava uma ventania do caraças, já estava quase a tocar na pista e veio uma rajada de vento e puff, primeiro que corrigi-se já estava no chão.

Eu já aterrei por ils com o AP e APP ligado, levou-me direitinho à pista mas assim que tiver quase a tocar na pista passo para manual.

Tambem já tentei aterrar manual, e até me safo, o meu único problema é estando dentro do cockpit não sei quando é o inicio da pista, por exemplo posso ver no GPS que estou a 0nm da pista e quando vou ver já estou a meio dela, por ils acontece o mesmo. :twisted:
Ironhide
Capitão
Capitão
Mensagens: 552
Registado: domingo out 07, 2007 12:00 am

;P

Mensagem por Ironhide »

Eu aterro sempre em manual...se bem que eu antes descia a faltarem 12m ;P coitados dos passageiros ainda por cima eu andava a 25mil pes.

mas com manual e quase sempre com a camera Tail mas tambem exprimentei com cockpit num f-18 e safeime bastante bem

uma coisa que nunca faço e colocar o speed brake na aterragem...so agora e que me lembrei (quando vi um video) que se mete para os avios aterrarem e tira-se.

eu aterrava e punha xD

Bem eu com voces so aprendo ;P
afernandes
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 284
Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am

Mensagem por afernandes »

Aprender comigo... hummm
Tou muito verde ainda nisto... nem a terminologia ainda controlo.

Mas agora ando entusiasmado com isto do AP

É verdade se apanho vento... Lá vou eu....

A proposito do AP, ninguem sabe como passar aqueles comandos para os botoes do Jstick.
No menu de controles não estão lá...

Ando tao entusiasmado que hoje, fui fazer aquilo do video que está no forum... Rasar a Pista do aeroporto de Lisboa...
E para ser melhor que o gajo eh eh passei por debaixo da ponte
E esta?
Há so pequenas diferencinhas né?
Entre outras que o avião dele é mais caro.

E como tb ando armado em produtor de video...
Aqui está Rasando a pista e o tejo...
Lindo titulo...
Somo se diz... Faço a festa e bato as palmas....

Ah é verdade... Sem o AP de certeza que tinha desastre. Assim foi logo...


AF
afernandes
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 284
Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am

Mensagem por afernandes »

É verdade isso de aterrar muito inclinado...
Eu acho que o DC-10 leva a isso.

Fartei-me de ter incendios na cauda por causa de facto.
Acho que por ter o motor atras, ao cortar o gas, faz esse efeito...
Mas tb devo ter um pouco essa mania...

AF
Sushi
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 116
Registado: sexta set 21, 2007 12:00 am

Mensagem por Sushi »

Boas eu no fs2004 com o 737 e 747 tinha que tirar o approach no ultimo momento da aterragem, porque tinha um bug que tocava no solo e levantava logo, o mesmo n se passava com os airbus. No entanto sempre costumo aterrar por ILS, mas depende da pista e se apanho o localizer e também das condições atmosféricas.
afernandes
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 284
Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am

Mensagem por afernandes »

Ainda não cheguei aí comandante...
Mas tudo chega .. né?
De momento, só GPS, à vista e olhando o VASI
Mas vou estudar ILS já já.

E esta é outra: Acho que os VASI enganam muito.
Devem estar feitos para avioes pequenos.

Segundo sei, a altura ideal é metade metade:
Branco e vermelho.
E se chego assim perto da pista vou demasiado baixo.... Segundo a minha percepção.

Bons voos
papamilhas
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 282
Registado: sábado set 15, 2007 12:00 am

Mensagem por papamilhas »

viva,

Bom, eu uso o GPS com o AP e o APP. O AP controla o alinhamento á pista definida mas eu tenho que controlar a altitude e a velocidade. No momento antes de tocar na pista desligo tudo.
O problema muitas vezes é que a aproximação feita pelo GPS não estar alinhada com a pista, acontece na Madeira por exemplo.

Gostava tb de aprender a usar a navegação por ILS e VOR.

abraço
vidal
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 83
Registado: quarta set 19, 2007 12:00 am

Mensagem por vidal »

Viva, eu utilizo o Ils sempre que possivel mesmo que tenha de pedir a torre para mudar de pista, ando sempre de AP mesmo porque ainda nao comprei o Joystick :lol: e as teclas sao do diabo mas no entanto quando estou quase a tocar a pista desligo para fazer reverse nos motores senao la vai mais uma daquelas aterragens falhadas. Enfim, ainda a aprender.
afernandes
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 284
Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am

Mensagem por afernandes »

Olá a todos

Tenho gastado algum dinherio comprando aviões que por isso não posso disponibilizar aqui, pois não sei como...

Digo isto, pelo seguinte:
Dos que gosto, primeiro comprei o DC-10
E tinha muita dificuldade em aterrar pois alem do problema da cauda que acho que era causado por um 'desiquilibrio nato' do avião, tinha o problema que não aguentava os impactos.
Se me descuidava e cortava o gaz demasiado cedo, tina logo ACIDENTE.

Agora comprei o A330 e 340
E depois da natural habituaçao à intrumentação, É OUTRA COISA.
O fabricante é o mesmo: CLS

Há uma coisa que vejo nestes aviões que é o sistema do trem de aterragem que me parece muito mais favoravel à absorção de impactos.

Falo disto:

AFImagem


Vocês tem experiencias deste tipo?

Eu tenho muito interesse em que o avião seja o mais realista possivel.

Mas se há um que pelas suas caracteristicas tecnicas facilita as coisas, pois vou pedir trabalho lá a eles eh eh

Mas com todo o realismo possivel pelo jogo. Por exemplo, nao vejo realista a forma como o 747 trava na pista as mais de 200 toneladas que leva.

Bons voos
Última edição por afernandes em sábado out 13, 2007 12:06 pm, editado 1 vez no total.
papamilhas
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 282
Registado: sábado set 15, 2007 12:00 am

Mensagem por papamilhas »

só por curiosidade...

onde compras os aviões?


abraço
papamilhas
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 282
Registado: sábado set 15, 2007 12:00 am

Mensagem por papamilhas »

Viva,

retomando um pouco o topico "tecnicas de voo", gostaria de umas dicas.

Qual a tecnica que usam para que na aterragem os pneus traseiros toquem 1º no solo e só depois os da frente?

Basta "puxar" o nariz para cima na altura do pouso? ou tem a ver com flaps e spoiler ?


Abraço
afernandes
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 284
Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am

Mensagem por afernandes »

No shop da flightsim.com
Agora é tempo de comprar POIS VENDEM EM DOLARES..
Embora vos diga ( dedico-me a isso ) que o mais certo é o euro continuar muito forte,

Do que me lembro, e os comandantes me corrigirão:

É gaz e nariz

Ou seja vais baixando diminuindo a altura e a velocidade, mas tens um limite né NA VELOCIDADE
Quando chegas perto do chao e queres elevar o nariz o mais provavel é que tenhas que dar gaz para manter a velocidade e nao ires ao STALL
Isto de dar gaz, acho que é o mais importante.
Acabo de experimentar uma coisa que me funcionou muito bem.

A pista 03 de Lisboa é a ideal para treinar.

Baixei com A330-300 que ja tem o seu tamanho.
Coloquei a VELOCIDADE com o AP em 180 E por causa das moscas, FLAPS full (acho que é demais, mas ainda nao li o manual )

Ou seja, o mais delicado, PELA FALTA DE PRECISAO DO MEU JSTICK, fi-lo automatico.

Aviso uma coisa, manobras de girar muito com baixa velocidade ( 180 ) e avioes pesados, esquece...
Portanto acerta bem o nariz antes baixar muito a velocidade e so pequenas correcçoes depois.

Tens que ter um tecla para desligar o Auto Speed. Se nao não paras jamais. Não vale desligar o AP.

O resto foi à unha E FOI UMA ATERRAGEM EXPLENDIDA até tocar o solo. Depois vi que nunca mais parava e ja dizia mal do 300

Afinal é o reverse que nao funcionava. Faz o barulho mas não trava e claro comi a pista inteirinah e quase que entrava na autoestrada.....

Vou ver se descubro o que é...

Ja descobri. Nao sei porque tinha em Aircraft.cfg
o valor
reverser_available= 0
e deve estar em 1

Vou voar agora com o meu 300 que já está afininadinho... É que eu coloco mais algumas coisas no painel principal

Primeiro rebaixo um pouco para ver mais...
O AP passo para baixo. Muito melhor sitio. E nao uso o original que é bem rudimentar e dificil de manejar
Coloco um mostrador analogico de velocidade bem grande e de altura tb
um indicador de Flaps mais claro
E um indicador de Spoilers que nunca vejo em nenhum painel e acho importantissimo...

Imagem

Nao sei... devo ver algo mal.... Mas assim ja voo com instrumentos fundamentais que conheço. Enquanto me vou habituando aos novos


Bons voos
AF
Ironhide
Capitão
Capitão
Mensagens: 552
Registado: domingo out 07, 2007 12:00 am

ajuda

Mensagem por Ironhide »

Eu faço o seguinte...a medida que me aproximo reduzo a velocidade e aumento os flaps ao maximo mas por vezes isso nao xega por isso uma coisa optima e usar os speed brake ..nao no maximo mas no penultimo nivel que e para o aviao nao entrar em stall e tambem ter a velocidade pelo menos a 2/4


fica bem

espero ter-te ajudado ;)
afernandes
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 284
Registado: domingo ago 26, 2007 12:00 am

Mensagem por afernandes »

Já agora, explica-me o funcionamente do speed brake ou como se chama.

Pelo que dizes, deve ser bem util.

Af