Algumas dúvidas que tenho acerca do FS...

Problemas com os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

daniel_pt
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 141
Registado: terça nov 17, 2009 12:35 pm

Algumas dúvidas que tenho acerca do FS...

Mensagem por daniel_pt »

Olá a todos! Estou a fazer a minha introdução aqui no FSP com esta thread, apresentando algumas dúvidas que tenho neste meu recente passatempo...

Actualmente estou a usar o FSX para passar uns bons bocados a "voar" aqui em casa e depois de ler e fazer praticamente todos os tutoriais disponibilizados no próprio simulador, lá fui voar... 1º com os aviões mais pequeninos e agora já vou pegando nos grandes!

Uma das minhas maiores interrogações, é a forma como os controladores dos jogo, o ATC, nos fazem andar às curvas qd o plano de voo deixa de ser necessário e passamos a seguir a direcção indicada pelo controlador para então fazer a apróximação à pista.

Passo a exemplificar. Ontem quando fiz um voo IFR entre LPPT e LPPR com o Learjet, ao passar o VOR FTM, lá pela zona de Coimbra o ATC manda-me virar para esquerda de tal forma que fiquei com o mar praticamente pela frente e muito mais "desalinhado" da aproximação à pista 35 (onde viria a aterrar) do que se eu ignora-se a ordem dada pelo controlador e apenas seguisse o plano de voo até começar a descer pra pista.

A minha questão é a seguinte: Sou eu que faço alguma coisa mal ou há algum "exagero" na forma como o FSX nos manda mudar de direcção nas aproximações? É que várias vezes escolho por ignorar as ordens do controlador e acabo por fazer aproximações muito mais suave e com menos curvas! No entanto, o voo IFR fica descaracterizado passando a ser praticamente VOR, penso eu...

Outra questão será o voar aqui com a malta online... o contacto com os controladores no modo multiplayer é apenas feito e só feito por voz ou dá para usar algum modo de escrita tal como se faz offline? Pergunto isto, porque a maior parte dos voos que faço são à noite e não queria fazer barulho quando o pessoal cá em casa já está a dormir! :)

Uma última questão, sendo apenas uma curiosidade, trata-se do transmissor ILS existente no Sá Carneiro cá no Porto. Depois de ter pegado nisto dos simuladores de voo, tenho andado sempre com a cabeça no ar sempre que passo perto do aeroporto a tentar ver qual é o avião que passa, se já leva o flaps no máximo ou o trem de aterragem de fora, enfim... :mrgreen: Tenho observado que a esmagadora maioria dos aviões aterram na pista 35 mesmo quando tá mau tempo e pouca visibilidade... Lembro-me também que as últimas vezes que eu (como passageiro é claro :() aterrei cá no Porto foi na pista 35. Pista essa que no jogo e pelo que já li na carta do aeroporto disponibilizada cá no site não tem ILS. Na realidade há só mesmo ILS para a pista 17? Alguém me saberá dizer o porque dessa razão?

Peço desculpa por um primeiro post assim pró comprido, mas pronto!

Espero ser o 1º de muitos...
putujoanos
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 294
Registado: sexta dez 28, 2007 12:00 am

Re: Algumas dúvidas que tenho acerca do FS...

Mensagem por putujoanos »

Boas!
1º, se muito bem vindo ao FSP! Espero que gostes de cá estar e que faças ai umas boas amizades com o pessoal, como eu e muitos outros fizemos! :D
Agora respondendo às tuas perguntas:
-O ATC do jogo se te manda virar, deve ser porque tem intenções de te fazer seguir uma rota para aproximação, e se houver tráfego na zona irá manter-te atrás se esse tráfego estiver a aterrar. Se bem que às vezes ele parece um bocado estúpido o ATC.
-Online no nosso servidor existe ATC normalmente só em eventos, nos quais a comunicação é normalmente feita por voz, mas se por alguma razão não puderes falar, creio que o ATC não terá problema em enviar as instruções por chat :wink: ( Isto digo eu.)
- Que eu saiba, o Porto só tem ILS mesmo na 17. A pista em que se aterra, ou seja, a pista activa, é decidida pelas condições climatéricas, sendo o mais influente o vento. Alguem aqui com mais informação pode explicar ist mehor, pois não te quero induzir em erro.
Bons voos e bem vindo!
Rasgaceus
Oficial
Oficial
Mensagens: 162
Registado: segunda out 06, 2008 12:00 am

Re: Algumas dúvidas que tenho acerca do FS...

Mensagem por Rasgaceus »

Boas.
1º Muito bem vindo ao FSP;
2º Até que enfim mais malta do NORTE (carago), já somos alguns cá de cima mas uma grande parte são da parte SUL a que autodominamos de (MOUR..) :lol: É tudo malta fixe aqui aa) ;
Bem quanto ao ATC do Simulador (Não se diz jogo, até porque se o fizeres vais ter que pagar umas cervejas á malta, e olha que o maior cobrador é uma pessoa do NORTE que não digo quem é PROSPAR), faz o que ele te manda porque quando uma ATC diz para fazeres determinada operação tens que a fazer, lembra-te que o responsável pelo avião és tu mas pelo espaço aéreo é o ATC. Duas regras simples fáceis de perceber e acho que explicam as tuas dúvidas.

Quanto ao aeroporto do Porto a pista activa é a 35 com a principal explicação de que o vento sopra quase sempre de Norte, e como deves saber os aviões aterram sempre com o vento de frente nunca de cauda.
A questão do ILS é simples a minha explicação: Não faço a mais pequena ideia porque raio só existe na 17 e não na 35. Quanto a mim devia ter na 35 por uma questão essêncialmente de segurança, uma vez que os aviões passam por cima de zonas residênciais.
Bem os bons pilotos são os que aterram em pistas sem ILS :D . Como me disse uma vez um comandante de uma companhia "É a olho".
Quanto a mim deve haver algumas regras com a instalação desses dispositivos, ás quais sou completamente alheio por isso não te sei explicar o porque da 35 não ter ILS.

Ora bem, agora quanto voares com a malta o melhor é escreveres ou falares com um destes moços : Azores, paulojcbruno ou mais conhecido por escroto :lol: , El carma, Freeman.
Deixo-te já uma dica: instala o SKYPE e dá o teu nick para que assim possas entrar com a malta e falar com todos o que ás vezes é uma salgalhada, mas tudo se entende, vais ver que é porreiro.

Qualquer coisa podes mandar menssagem privada que só por seres cá de cima tens esse privilégio :lol: hh) .
Bons voos
joaoantoniofig
Capitão
Capitão
Mensagens: 1030
Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am

Re: Algumas dúvidas que tenho acerca do FS...

Mensagem por joaoantoniofig »

olá daniel_pt...bem vindo...
antes de mais quero dar-te as boas vindas...
eu sou do porto e realmente confirmo o que estas a dizer, a pista que 35 tem maior uso que a 17 devido ao que o rasgaceus disse, os ventos são predominantes de norte.
também n sei porque não tem ILS mas deve ter um motivo razoavel porque não tem muita logica...
acerca do atc ele as vezes passa-se e e melhor seguires a tua rota..
quanto à aproximação à pista 35 do porto tens várias opções:
-ndb
-vor/dme
-backcourse
Todas estas aproximações não são de precisão, mas sao de instrumentos logo podem ser utilizadas com condições climatericas adversas.
-em ndb usas o ndb para linhar com a pista, mas este metodo ja e pouco utilizado...
-em vor-dme, é o metodo mais utilizado, colocas a frequência do vor no nav1/2 e seleccionas o radial no mostrador(Vês o radial nas cartas) e como o vor é dme(distance mesuring equipment), calcula-te uma estimativa da distancia a que estas dele logo vais ver às cartas e tem la uma coisa em baixo que indica as altitudes que deves estar a uma certa distancia. seguindo esses dados vais descer com uma inclinação correcta e so precisas de fazer um ajuste visual no final , ja perto da pista...
-o backcourse, tambem n é mt utilizado. sintonizas a frequencia do ils da pista contraria, e vais-te alinhar com a pista. contudo tens de descer por ti porque o backcourse não intercepta o glide slope( sinal de descida e inclinação para a pista)


para mais duvidas:
joao.a-alpinistars@hotmail.com
Rasgaceus
Oficial
Oficial
Mensagens: 162
Registado: segunda out 06, 2008 12:00 am

Re: Algumas dúvidas que tenho acerca do FS...

Mensagem por Rasgaceus »

[quote="Rasgaceus"]Boas.
1º Muito bem vindo ao FSP;
2º Até que enfim mais malta do NORTE (carago), já somos alguns cá de cima mas uma grande parte são da parte SUL a que autodominamos de (MOUR..) :lol: É tudo malta fixe aqui aa) ;
Bem quanto ao ATC do Simulador (Não se diz jogo, até porque se o fizeres vais ter que pagar umas cervejas á malta, e olha que o maior cobrador é uma pessoa do NORTE que não digo quem é PROSPAR), faz o que ele te manda porque quando uma ATC diz para fazeres determinada operação tens que a fazer, lembra-te que o responsável pelo avião és tu mas pelo espaço aéreo é o ATC. Duas regras simples fáceis de perceber e acho que explicam as tuas dúvidas.

Quanto ao aeroporto do Porto a pista activa é a 35 com a principal explicação de que o vento sopra quase sempre de Norte, e como deves saber os aviões aterram sempre com o vento de frente nunca de cauda.
A questão do ILS é simples a minha explicação: Não faço a mais pequena ideia porque raio só existe na 17 e não na 35. Quanto a mim devia ter na 35 por uma questão essêncialmente de segurança, uma vez que os aviões passam por cima de zonas residênciais.
Bem os bons pilotos são os que aterram em pistas sem ILS :D . Como me disse uma vez um comandante de uma companhia "É a olho".
Quanto a mim deve haver algumas regras com a instalação desses dispositivos, ás quais sou completamente alheio por isso não te sei explicar o porque da 35 não ter ILS.

Ora bem, agora quanto voares com a malta o melhor é escreveres ou falares com um destes moços : Azores, paulojcbruno ou mais conhecido por escroto :lol: , El carma, Freeman.
Deixo-te já uma dica: instala o SKYPE e dá o teu nick para que assim possas entrar com a malta e falar com todos o que ás vezes é uma salgalhada, mas tudo se entende, vais ver que é porreiro.

Qualquer coisa podes mandar menssagem privada que só por seres cá de cima tens esse privilégio :lol: hh) .
Bons voos

PS: Não te esqueças de te registar como piloto do FSP, até porque tive informação de que não está registado como piloto mas sim só no forum.
daniel_pt
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 141
Registado: terça nov 17, 2009 12:35 pm

Re: Algumas dúvidas que tenho acerca do FS...

Mensagem por daniel_pt »

Obrigado a todos pela recepção...


Pegando nos vossos posts todos e juntando tudo na mesma resposta, acho que é mais ou menos assim:


Eu sei que o ATC é que é o responsável pelo tráfego, mas há situações em as coordenadas indicadas não fazem o menor sentido!! Por exemplo, já vi que o SIMULADOR, :mrgreen: tal como é feito na realidade (daí ser um simulador lol) não tem voos de AI a partir de uma certa hora da noite... Mas eu, rebelde, fiz experiências em que levanto tarde e a más horas, portanto, não havendo mais aviões no ar e mesmo assim o ATC manda-me ir não sei onde quando pra aterrar basicamente só tinha que ir em frente! Penso que como o putujoanos diz, o ATC às vezes não de facto muito esperto, mas pronto...

Eu quando aterro na 35, uso por norma a aproximação por dme/vor e nos aviões que têm já utilizei o backcourse, mas é naquela... com o dme/vor alinha-se bem o avião. :)


Relativamente à minha curiosidade sobre o ILS do Sá Carneiro, acho que também é estranho que a pista mais usada seja a dispõe de menos equipamento, mas pronto. Eles lá saberão e desde que hajam poucas nuvens, a olho também se vai bem. (pelo menos no PC!!!)

@ Rasgaceus: eu sei que ainda não submeti a inscrição de piloto, mas ainda tenho muito que ler por aqui e conhecer o pessoal! ;) tudo a seu tempo.
ELCarma
Capitão
Capitão
Mensagens: 964
Registado: quarta set 24, 2008 12:00 am

Re: Algumas dúvidas que tenho acerca do FS...

Mensagem por ELCarma »

Outro exemplo LPMA - Madeira , Rnw 05