Actualmente estou a usar o FSX para passar uns bons bocados a "voar" aqui em casa e depois de ler e fazer praticamente todos os tutoriais disponibilizados no próprio simulador, lá fui voar... 1º com os aviões mais pequeninos e agora já vou pegando nos grandes!
Uma das minhas maiores interrogações, é a forma como os controladores dos jogo, o ATC, nos fazem andar às curvas qd o plano de voo deixa de ser necessário e passamos a seguir a direcção indicada pelo controlador para então fazer a apróximação à pista.
Passo a exemplificar. Ontem quando fiz um voo IFR entre LPPT e LPPR com o Learjet, ao passar o VOR FTM, lá pela zona de Coimbra o ATC manda-me virar para esquerda de tal forma que fiquei com o mar praticamente pela frente e muito mais "desalinhado" da aproximação à pista 35 (onde viria a aterrar) do que se eu ignora-se a ordem dada pelo controlador e apenas seguisse o plano de voo até começar a descer pra pista.
A minha questão é a seguinte: Sou eu que faço alguma coisa mal ou há algum "exagero" na forma como o FSX nos manda mudar de direcção nas aproximações? É que várias vezes escolho por ignorar as ordens do controlador e acabo por fazer aproximações muito mais suave e com menos curvas! No entanto, o voo IFR fica descaracterizado passando a ser praticamente VOR, penso eu...
Outra questão será o voar aqui com a malta online... o contacto com os controladores no modo multiplayer é apenas feito e só feito por voz ou dá para usar algum modo de escrita tal como se faz offline? Pergunto isto, porque a maior parte dos voos que faço são à noite e não queria fazer barulho quando o pessoal cá em casa já está a dormir!

Uma última questão, sendo apenas uma curiosidade, trata-se do transmissor ILS existente no Sá Carneiro cá no Porto. Depois de ter pegado nisto dos simuladores de voo, tenho andado sempre com a cabeça no ar sempre que passo perto do aeroporto a tentar ver qual é o avião que passa, se já leva o flaps no máximo ou o trem de aterragem de fora, enfim...

Peço desculpa por um primeiro post assim pró comprido, mas pronto!
Espero ser o 1º de muitos...