O meu 1º voo

Coloquem aqui dentro todas as conversas offtopic , mantenham-nas com respeito e sem Spam.

Moderadores: Comandante, ATC

tr4k1n4
Oficial
Oficial
Mensagens: 200
Registado: domingo out 21, 2007 12:00 am

O meu 1º voo

Mensagem por tr4k1n4 »

Bem como alguns sabem eu tou a tirar o curso de piloto ATPL (A) na Gestair e pois bem ontem la tive o meu primeiro voo.

Estava à espera de estar um tanto ou quanto nervoso mas acabou por não ser nada de mais. Tudo começou ás 9:15 (pois o voo era as 10:15 e por regra da escola temos de estar uma hora antes do voo) onde eu iria fazer o meu primeiro voo e iria conhecer o meu instrutor. Ora então não é que me calha um espanhol :mrgreen: (nao tenho nada contra os espanhois foi so mesmo para fazer piada), um individuo 5 estrelas e muito simpatico. La fiz com ele o pre flight inspection, e ele ia me dando umas dicas. Depois de tudo verificado chegou a altura de entrar no pequeno cockpit do Cessna 152. No inicio antes de voar pensava que era pura e simplesmente um gajo como eu (1,80m) caber dentro daquele pequenissimo avião. Depois de muitos ajustes ao banco e aos cintos la me consegui meter dentro com o intrutor ao meu lado. Chegou a altura de fazer o check list antes do start up e la chegou o meu primeiro "teste": pedir autorização á torre para fazer o start up ao avião. Depois de muitas aulas de comunicações aquilo correu como seda. La foi entao altura de fazer o taxi ja com tudo verficado e com o avião a trabalhar. Não é nada facil taxiar pois hoje fiz o meu segundo voo e ainda me estou a habituar. La alinhamos na pista e obtivemos clearance para descolar. O instrutor la pos o aviao no ar e fomos ver as areas de trabalho do aerodromo de Cascais. Infelizmente por causa do mau tempo que estava a chegar so pudemos ir á baia de Cascais, ao cabo raso e à praia do Guincho passando pelo caminho pelo Alpha e Bravo point. Enquanto tavamos nas areas de trabalho ele ia-me passando os controlos para a mao para eu sentir a máquina. Fazer voltas, subidas e descidas etc... Fiquei deliciado nao podia ter corrido melhor.

Hoje ja foi diferente, segundo voo e com ele vieram mais responsabilidades... Hoje tive a magnifica opurtunidade de descolar o avião e digo-vos mas que rasgo de adrenalina subiu pela minha coluna... Simplesmente fantástico. Já contente por ter descolado ele levou-nos para a baia de cascais onde fiz voo lento onde voava a uma velocidade de 55kts com full flaps. Seguiu-se então ua pequena demonstração do instrutor de entrada em perda, tava receoso, mas depois de ele ter recuperado da perda so queria mais e mais perdas... Contentissimo pensava que nao poderia haver melhor ate que ele nos levou para o circuito do aerodromo e fizemos um touch and go, ele ajudou me a arredondar o avião, voltamos a entrar no circuito e ele disse aquilo que eu ja estava à espera: "Agora aterra tu este bicho". E assim foi e sem querer gabar-me foi uma boa aterragem. Tava em extase, fomos outra vez para o circuito e tentamos mais um touch and go mas quando ja estavamos na final e nao tivemos clearance para aterrar eu pude entao fazer o meu primeiro Go-around. Continuamos para o ultimo circuito do voo para uma full stop landing comigo outra vez aos controlos, so que desta vez nao foi tao boa como a primeira.

Enfim queria só partilhar esta minha primeira experiencia de voo ligeiro. Qualquer duvida ou curiosidade postem aqui e tentarei responder
SirDaniel
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 254
Registado: quarta dez 31, 2008 7:54 pm

Re: O meu 1º voo

Mensagem por SirDaniel »

Só te quero dizer um coisa, muitos parabéns e que tenhas um futuro promissor! :D
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: O meu 1º voo

Mensagem por Freeman »

tr4k1n4
Antes de mais parabens pelo teu primeiro voo, que espero que seja o 1º de muitos.
Espero que o teu primeiro solo também corra bem e felicidades aí na carreira de pilotaço.

Possivelmente terei visto o teu avião ctg lá dentro, pois estou a trabalhar muito perto do aerodromo e cada vez que passa um passaro a motor, olho para cima.

Felicidades e Boa sorte!!!
joaoantoniofig
Capitão
Capitão
Mensagens: 1030
Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am

Re: O meu 1º voo

Mensagem por joaoantoniofig »

Muitos parabéns!!!Espero que o curso e a vida profissional te corra bem!!!Muito boa sorte, aterragens e descolagens!
Abraço
João António
Aviator_1
Capitão
Capitão
Mensagens: 981
Registado: quinta dez 20, 2007 12:00 am

Re: O meu 1º voo

Mensagem por Aviator_1 »

Ohai!
Parabéns pá!! Grande cena! Deve ter sido mesmo do catano a experiencia, não? :D
Que continue tudo de bom na tua carreira!
piuozorio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2379
Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am

Re: O meu 1º voo

Mensagem por piuozorio »

Parabéns pelo vôo, calculo como te deves sentir por ser o 1º e por realizares uma coisa que tanto gostas aa)
Antoniommaga
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 2
Registado: segunda set 07, 2009 12:55 pm

Re: O meu 1º voo

Mensagem por Antoniommaga »

deve ter sido muita fixe, o meu primeiro voo na força aérea foi memorável.
Já agora, conheces algum Tiago Gouveia ( Tosta) de Alcobaça?
Ele anda aí. É o gajo com mais voos cancelados. lol
tr4k1n4
Oficial
Oficial
Mensagens: 200
Registado: domingo out 21, 2007 12:00 am

Re: O meu 1º voo

Mensagem por tr4k1n4 »

Se for quem estou a pensar conheço. Ele é da turma 08/09 eu sou da 07/09 mas entramos na mesma altura... Conhece-lo?
Antoniommaga
2º Oficial
2º Oficial
Mensagens: 2
Registado: segunda set 07, 2009 12:55 pm

Re: O meu 1º voo

Mensagem por Antoniommaga »

se conheço. Grande amigo meu. Foi tambem meu colega de carteira no 12º ano. Entrou este ano aí.
Barbudo, não dá para explicar.
É um gajo que ta sempre a rir. 5 estrelas
melo
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 289
Registado: segunda nov 12, 2007 12:00 am

Re: O meu 1º voo

Mensagem por melo »

Muitos parabéns pelo teu primeiro voo, e que continues assim ate chegar a comandante da TAP ou a que escolheres claro..desejo-te muito boa sorte..pode ser que te veja aqui pelo aeródromo de santa cruz LPSC espero eu que sim..

abraços
Tallas
Capitão
Capitão
Mensagens: 683
Registado: segunda dez 10, 2007 12:00 am

Re: O meu 1º voo

Mensagem por Tallas »

Sim senhor continua assim, sem nervosismos
tr4k1n4
Oficial
Oficial
Mensagens: 200
Registado: domingo out 21, 2007 12:00 am

Re: O meu 1º voo

Mensagem por tr4k1n4 »

É com grande alegria que pouco depois de um mes depois de ter começado a voar, fui hoje "largado" (para quem nao entende significa fazer o primeiro voo a solo). AS condiçoes nao eram as mais favoraveis mas la me desenraquei, isto porque estavam ventos de 18 nós com rajadas de 22 nos... Mas enfim consegui chegar ca a baixo sao e salvo
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: O meu 1º voo

Mensagem por Freeman »

Congratz man!!
Quando fores voar solo ao fim de semana avisa que o pessoal vai ctg!!!