Zonas de Controlo Aéreo

Fórum de discussão/dúvidas sobre o controlo de tráfego aéreo em multiplayer.

Moderadores: Comandante, ATC

Freeman
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Zonas de Controlo Aéreo

Mensagem por Freeman »

Há três grande áreas de Controlo de Trafego Aéreo.
De baixo para cima:

Temos a Torre (TWR-Tower) que inclui, muitas das vezes, outras posições, como é o caso do Ground. A TWR é responsavel apenas pela coordenação de aterragens e descolagens, aeronaves em circuitos de aterragens e movimentos de aeronaves e veiculos no chão (Posição Ground-GND). Normalmente a sua área de actuação situa-se até às 8 milhas de afastamento de cada aerodromo.
Depois de descolar todos as aeronaves são passadas para o serviço ATC seguinte que é a Aproximação (APPROACH - APP). A função da Aproximação não é mais do que "retirar" as aeronaves das zonas de aproximação final dos Aerodromos (TerMinal Approach - TMA) e/ou no caso de aterragens colocar as aeronaves alinhadas com a pista de aterragem. Normalmente a sua área de actuação situa-se até às 16 milhas de afastamento de cada aerodromo.
Por ultimo temos o Centro de Controlo de Área (Air Control Center - ACC) que para além de prestar serviço de Informação de voo, ainda faz a sua supervisão.
Sushi
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Mensagem por Sushi »

Boas, tens mais tipos de ATC do que os que estão identificados
ATIS
Delivery
Ground
Tower
Departure
Center
Approach

Cada um destes ATC corresponde a uma frequência rádio diferente

Delivery: Valida os flight plan em IFR e altera a rota se necessário.

Ground: Controla o Push & Taxi para a pista activa for departure

Tower : Controla a pista, descolagem e aterragem.

Departure: Controla as SIDS basicamente encaminha o voo perante a nossa rota de saida do aeroporto.

Center : Controla o voo fora do espaço aereo dos ATC acima referenciados.

Approach : Geralmente controla as STAR contacta-se o app a 50nm de chegada do aeroporto e encaminha o nosso voo " Until established on the localizer " se for IFR

ATIS: Informação das pistas activas de descolagem e aterragem e do metar ou seja condições meteorologicas.

Foi uma informação sucinta dos ATC existentes na navegação aerea.

Cumprimentos.
Tallas
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Mensagem por Tallas »

Sim senhor, muito boa explicaçao, tirou-me algumas duvidas acerca de ATC.
Freeman
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Mensagem por Freeman »

Por momentos pensei que estes post fossem de utilidade zero.à 2 meses que cá estão e só agora repararam neles.
Mas Obrigado pela correcção. Sempre pensei que o ATIS fosse prestado pelo Center visto que é um serviço de informação de voo. Em relação á Departure estava convencido que fazia parte da Aproximação. Mas estamos sempre a aprender.

Abraço

Pedro "Freeman
sorefame16
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Mensagem por sorefame16 »

Boas,

Devo dizer que se deve acrescentar mais um tipo de ATC na lista do Sushi que é o Control.

Cumprimentos,
Filipe (Sorefame)
Sushi
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Mensagem por Sushi »

O control ? ATC é Air Traffic Control... Referes-te a que tipo ?
Sushi
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Mensagem por Sushi »

Freeman o ATIS não é informação de voo mas sim das condições meteorologicas do aeroporto e pistas em uso. É importante porque geralmente apanhas antes do Approach e ficas a saber com antecedencia qual a pista, activa o que te permite programar o fmc com calma.
sorefame16
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Mensagem por sorefame16 »

Não, refiro-me mesmo a um tipo de ATC. Por exemplo:

Lisbon Control- (frequencia real) 125.55

Em Inbound: Usa-se para controlar as subidas e descidas de altitude bem como para orientar o avião para a zona de aproximação, local onde começará a comunicar com o aproach. Em situação Outbound: Utiliza-se para os mesmos fins, mas só depois de sair do espaço aéreo onde se localiza ou se chegar ao nível de voo FL240, o que vier primeiro.
O control tem uma particularidade que é nem estar sempre disponível (Aberto), estando por vezes fechado. Nesse caso, não se contacta. Só se contacta o Control se o mesmo estiver aberto.
No caso de não estar aberto, parte-se logo para o contacto com o Aproach.
Penso que o Control tenha a finalidade de diminuir a quantidade de comunicações em aproach, e proporcionar uma navegação mais orientada e monitorizada aos pilotos.
peeboo
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Mensagem por peeboo »

Excelente tópico pessoal!
Obrigado pelas explicações, muito útil mesmo :D


Abraços!!
Sushi
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Mensagem por Sushi »

Sorefame esse control que te referes é o center, que geralmente é de uma região, Lisbon_CTR NY_CTR por ai :)
sorefame16
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Mensagem por sorefame16 »

hmm, ok, então só o conhecia pelo nome Control :)