Zonas de Controlo Aéreo
Moderadores: Comandante, ATC
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- Capitão
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Zonas de Controlo Aéreo
Há três grande áreas de Controlo de Trafego Aéreo.
De baixo para cima:
Temos a Torre (TWR-Tower) que inclui, muitas das vezes, outras posições, como é o caso do Ground. A TWR é responsavel apenas pela coordenação de aterragens e descolagens, aeronaves em circuitos de aterragens e movimentos de aeronaves e veiculos no chão (Posição Ground-GND). Normalmente a sua área de actuação situa-se até às 8 milhas de afastamento de cada aerodromo.
Depois de descolar todos as aeronaves são passadas para o serviço ATC seguinte que é a Aproximação (APPROACH - APP). A função da Aproximação não é mais do que "retirar" as aeronaves das zonas de aproximação final dos Aerodromos (TerMinal Approach - TMA) e/ou no caso de aterragens colocar as aeronaves alinhadas com a pista de aterragem. Normalmente a sua área de actuação situa-se até às 16 milhas de afastamento de cada aerodromo.
Por ultimo temos o Centro de Controlo de Área (Air Control Center - ACC) que para além de prestar serviço de Informação de voo, ainda faz a sua supervisão.
De baixo para cima:
Temos a Torre (TWR-Tower) que inclui, muitas das vezes, outras posições, como é o caso do Ground. A TWR é responsavel apenas pela coordenação de aterragens e descolagens, aeronaves em circuitos de aterragens e movimentos de aeronaves e veiculos no chão (Posição Ground-GND). Normalmente a sua área de actuação situa-se até às 8 milhas de afastamento de cada aerodromo.
Depois de descolar todos as aeronaves são passadas para o serviço ATC seguinte que é a Aproximação (APPROACH - APP). A função da Aproximação não é mais do que "retirar" as aeronaves das zonas de aproximação final dos Aerodromos (TerMinal Approach - TMA) e/ou no caso de aterragens colocar as aeronaves alinhadas com a pista de aterragem. Normalmente a sua área de actuação situa-se até às 16 milhas de afastamento de cada aerodromo.
Por ultimo temos o Centro de Controlo de Área (Air Control Center - ACC) que para além de prestar serviço de Informação de voo, ainda faz a sua supervisão.
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- 1º Oficial
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Boas, tens mais tipos de ATC do que os que estão identificados
ATIS
Delivery
Ground
Tower
Departure
Center
Approach
Cada um destes ATC corresponde a uma frequência rádio diferente
Delivery: Valida os flight plan em IFR e altera a rota se necessário.
Ground: Controla o Push & Taxi para a pista activa for departure
Tower : Controla a pista, descolagem e aterragem.
Departure: Controla as SIDS basicamente encaminha o voo perante a nossa rota de saida do aeroporto.
Center : Controla o voo fora do espaço aereo dos ATC acima referenciados.
Approach : Geralmente controla as STAR contacta-se o app a 50nm de chegada do aeroporto e encaminha o nosso voo " Until established on the localizer " se for IFR
ATIS: Informação das pistas activas de descolagem e aterragem e do metar ou seja condições meteorologicas.
Foi uma informação sucinta dos ATC existentes na navegação aerea.
Cumprimentos.
ATIS
Delivery
Ground
Tower
Departure
Center
Approach
Cada um destes ATC corresponde a uma frequência rádio diferente
Delivery: Valida os flight plan em IFR e altera a rota se necessário.
Ground: Controla o Push & Taxi para a pista activa for departure
Tower : Controla a pista, descolagem e aterragem.
Departure: Controla as SIDS basicamente encaminha o voo perante a nossa rota de saida do aeroporto.
Center : Controla o voo fora do espaço aereo dos ATC acima referenciados.
Approach : Geralmente controla as STAR contacta-se o app a 50nm de chegada do aeroporto e encaminha o nosso voo " Until established on the localizer " se for IFR
ATIS: Informação das pistas activas de descolagem e aterragem e do metar ou seja condições meteorologicas.
Foi uma informação sucinta dos ATC existentes na navegação aerea.
Cumprimentos.
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- Capitão
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Por momentos pensei que estes post fossem de utilidade zero.à 2 meses que cá estão e só agora repararam neles.
Mas Obrigado pela correcção. Sempre pensei que o ATIS fosse prestado pelo Center visto que é um serviço de informação de voo. Em relação á Departure estava convencido que fazia parte da Aproximação. Mas estamos sempre a aprender.
Abraço
Pedro "Freeman
Mas Obrigado pela correcção. Sempre pensei que o ATIS fosse prestado pelo Center visto que é um serviço de informação de voo. Em relação á Departure estava convencido que fazia parte da Aproximação. Mas estamos sempre a aprender.
Abraço
Pedro "Freeman
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Não, refiro-me mesmo a um tipo de ATC. Por exemplo:
Lisbon Control- (frequencia real) 125.55
Em Inbound: Usa-se para controlar as subidas e descidas de altitude bem como para orientar o avião para a zona de aproximação, local onde começará a comunicar com o aproach. Em situação Outbound: Utiliza-se para os mesmos fins, mas só depois de sair do espaço aéreo onde se localiza ou se chegar ao nível de voo FL240, o que vier primeiro.
O control tem uma particularidade que é nem estar sempre disponível (Aberto), estando por vezes fechado. Nesse caso, não se contacta. Só se contacta o Control se o mesmo estiver aberto.
No caso de não estar aberto, parte-se logo para o contacto com o Aproach.
Penso que o Control tenha a finalidade de diminuir a quantidade de comunicações em aproach, e proporcionar uma navegação mais orientada e monitorizada aos pilotos.
Lisbon Control- (frequencia real) 125.55
Em Inbound: Usa-se para controlar as subidas e descidas de altitude bem como para orientar o avião para a zona de aproximação, local onde começará a comunicar com o aproach. Em situação Outbound: Utiliza-se para os mesmos fins, mas só depois de sair do espaço aéreo onde se localiza ou se chegar ao nível de voo FL240, o que vier primeiro.
O control tem uma particularidade que é nem estar sempre disponível (Aberto), estando por vezes fechado. Nesse caso, não se contacta. Só se contacta o Control se o mesmo estiver aberto.
No caso de não estar aberto, parte-se logo para o contacto com o Aproach.
Penso que o Control tenha a finalidade de diminuir a quantidade de comunicações em aproach, e proporcionar uma navegação mais orientada e monitorizada aos pilotos.
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