Duvidas de newbie

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Moderadores: Comandante, ATC

atreyu
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Duvidas de newbie

Mensagem por atreyu »

Boas pessoal

Sou novo nestas andanças do Flight Simulator e tenho algumas dúvidas que gostava tirar.
Tenho o FS2004 com FSpassengers e os 2 Airbus packs da Feelthere/wilco.

No Fspassengers criei uma companhia aérea e fiz muitos voos com o a320, vi no youtube um tutorial que ensinava a programar o avião e nunca tive problemas. Basicamente metia: V1-139, VR-139, V2-142, Flaps 2, Flex Temp-50 e o avião levantava voo sozinho. Assim k ele levantava, eu subia o Gear, ligava o auto-piloto inseria o heading, com uma velocidade de 230kts e lá vai ele.

Com o evoluir da companhia comprei um a330… e aí começaram os problemas:
A velocidade de Take-off é 162, Flaps-2, Flex Temp-50 , porém assim k ele levanta deparo-me logo com o problema dos Flaps, com uma velocidade de 162 aparece-me logo a barra vertical vermelha a indicar overspeed por causa dos flaps. Então tenho que levantar os flaps logo de seguida, o que me leva a perguntar: Para que raio servem os flaps no A330 se tehno k os anular mal saio do chão?

Depois tenho problema da velocidade, assim k levanto ela continua a disparar por aí a fora, o k me obriga a baixar o thrust de Flex para …(desculpem, não me lembro o nome, mas é aquela logo abaixo do Flex), meter o auto-piloto, marcar a velocidade para 230 e marcar o vertical speed para 2200 de maneira a baixar a velocidade, mas este processo numa questão de 3 segundos ou perco a nave para velocidades perigosas.

Depois tenho umas questões secundárias tipo:
Se a velocidade de cruzeiro de um Airbus A330 é de 493kts pk é que o meu aos 360kts ela entra a overspeed?

Porque é k o altímetro está sempre a ficar mal configurado? Mesmo em táxi estou sempre a receber a mensagem para o configurar.

Como posso calcular o combustível para o a330? Da ultima vez k tentei uma viagem Lisboa-Rio de Janeiro, fiquei no recife lol.

É possível recuperar um motor com flameout em pleno voo para concluir o voo? Tentei desligar as válvulas de fuel, desligar o x-feed, ligar tudo de novo, ligar o APU com o respectivo bleed e depois tentar arrancar novamente o motor mas sem sucesso. Alguma ideia?

Desculpem estar a ser chato mas estou mesmo a curtir isto dos Simuladores de aviões (até pk trabalho no aeroporto) e quero curtir isto ao máximo.

Thanx ;)
ALoureiro
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Mensagem por ALoureiro »

Antes de mais bem vindo, estou a ver que estás mesmo apanhado pelo bichinho :lol:

Não te posso ajudar nos primeiros problemas porque não levanto voo em autopilot e nao costumo voar com aviões com o FMC ( de momento não saio é do chão dado à minha falta de pc para jogar...).

O conselho que te posso dar é tentares descolar manualmente, para teres uma noção mais precisa de como o avião responde assim que sai do chão. Sei o que queres dizer com isso dos flaps e do disparo maluco, e digo-te que se fores tu a controlar consegues contornar esses problemas.

Basicamente sais do chão, tiras algum motor para não entrar em overspeed e flaps up quando o airspeed para o respectivo grau de flap começar a ser excessivo.
Basicamente é trial and error, uma coisa a que nos podemos dar ao luxo num simulador...

Esquece o FMC por uns dias na descolagem, vais ver que faz toda a diferença, controla o avião "à lá pata".

Quanto ao altimetro, esses pode estar sempre desconfigurado se não o ajustares mediante o request feito pela torre...


Espero ter... hum... aconselhado minimamente bem :wink:
atreyu
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Mensagem por atreyu »

Obrigado 3X
1- Pelas boas vindas
2- Pelas dicas
3- Pela paciência em leres todo o meu post (só quando o acabei é que me apercebi k estava um bocado extenso).

Vou começar a deixar a programação do FMC referente á descolagem em branco e fazer as coisas á lá pata. É como dizes, vai mesmo ser trial & error.

Fiz uma viagem KJFK/LPPT e caí no Atlantico a poucas milhas do destino por falta de combustivel. Deves imaginar a frustração k é uma viagem de 7 horas sem aceleração de tempo acabar assim. Conheces alguma calculadora de fuel para o A330-300 GE? Já corri o google e nada.

A minha proxima aventura vai ser o modo online, mas ainda kero aperfeiçoar as técnicas de vôo.

Mais uma vez... thanx

P.S.: Quanto ao bichinho, anteontem fui a uma festa de aniversário e passei a tarde a ligar para a minha esposa para lhe perguntar como estava um vôo k tinha deixado no ar. LOL
ALoureiro
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Mensagem por ALoureiro »

Quanto ao fuel, se bem lembro, os airbus Feel there trazem uma ferramenta qualquer de fuel... mas não me lembro ao certo :?

Cheers 8)
atreyu
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Mensagem por atreyu »

ALoureiro Escreveu:Quanto ao fuel, se bem lembro, os airbus Feel there trazem uma ferramenta qualquer de fuel... mas não me lembro ao certo :?

Cheers 8)
Realmente traz, mas não é muito fiável. Dá-me sempre fuel a menos do que realmente utilizo.
Freeman
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Mensagem por Freeman »

Boas tardes atreyu e Benvindo ao FSP!!
Vou para á tentar responder a algumas das tuas perguntas secundárias:
Se a velocidade de cruzeiro de um Airbus A330 é de 493kts pk é que o meu aos 360kts ela entra a overspeed?
No que toca a velocidades tens que ter em conta que a velocidade estipulada nos manuais dos aviões não é a velocidade que te mostra no painel do avião, esses 493Kts são a velocidade no solo, ou velocidade Real (TAS= True AIRSPEED) e os 360 é a velocidade do avião quando no ar a uma determinada altitude (Indicated AirSpeed), como exemplo podes fazer uma experiência, tenta voar mais alto e vais ver que o overspeed te aparece ainda antes do 360 nós, ou seja, quanto mais alto tu estejas mais rápido entras em overspeed, o que nao quer dizer que a tua velocidade no solo seja inferior, a isso devem-se factores como a pressão atmosférica, entre outros. Quando voas, o unico aparelho que te dá um valor perto da tua velocidade real, é o GPS. De outra forma se estiveres disposto a fazer contas tens uma formula para calcular a TAS (True AirSpeed) podes vê-la AQUI
Porque é k o altímetro está sempre a ficar mal configurado? Mesmo em táxi estou sempre a receber a mensagem para o configurar.
Se estiveres a voar com Real World Weather, tens que ajustar o altimetro para a pressão atmosferica que o ATC te dá (o tal de QNH) ou então simplesmente carregas no B quando te aparece a Tip.
Como posso calcular o combustível para o a330? Da ultima vez k tentei uma viagem Lisboa-Rio de Janeiro, fiquei no recife lol.
Tens a maniera facil, enches os deposítos e fazes a viagem. Se nao vieres sempre no prego, o combustivel do avião tem que durar a viagem toda. Claro que isso depende do avião, não queiras fazer KJFK-LPPT de Cessna.
Sei que há uns aplicativos para calcular o fuel para alguns aviões, mas honestamente nao conheço nenhum. Agora se queres ter esse tipo de realismo, quando calculares o teu combustivel nao te esqueças que uma das variaveis dessa equação é a massa da aeronave, ou seja, essa massa não é constante ao longo do voo, o avião vai ficarndo cada vez mais leve conforme vai gastando combustivel, logo precisa sempre de menos combustivel ao longo do voo, para manter uma mesma velocidade.
Uma outra solução é antes de fazeres um voo anotas o combustivel que tens, voas durante uma hora, e no fim voltas a ver quanto te sobrou, depois a partir dái fazes uma regra de 3 simples, se souberes a duração ou a distancia que vais percorrer. Claro que esta é uma forma muito grosseira de calcular.

Espero ter ajudado qualquer coisa.

Abraço

Pedro "Freeman"
atreyu
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Mensagem por atreyu »

Obrigado pelas respostas.
Quanto ao link k me deste... OUCH!!! Lembrei-me agora porque é k nunca cheguei a piloto. Acho aquela equação de saber quando se deve iniciar uma descida (k anda algures aki no forum) bem mais apelativa... seja como for, percebi a ideia e é sempre bom saber como se calcula o TAS.

Relativamente ao altimetro, é mesmo isso k eu faço, quando aparece a tip carrego em B, mas pensei k alguma coisa estaria mal configurada, pelos vistos não, é mesmo assim.

A situação do combustivel é mais complicada. Eu uso o FSPassengers para dar mais realismo á coisa. O problema é mesmo o fuel. Mesmo fazendo uma regra de três simples (k já tentei) o resultado é sempre variável devido ao peso, quer de carga, quer de passageiros, altitude de cruzeiro, e respectiva subida, "alivio" progressivo do peso do próprio combustivel... é sempre muito complicado para viagens grandes. As companhias aereas devem ter uma formula para efectuar esses calculos. Para além de ser util para esta situação, seria bastante interessante saber como isso funciona em termos de cultura geral.

Mas obrigado pela atenção ;)