Aproximação a LPMA

Problemas com os simuladores: Microsoft Flight Simulator 2004, Microsoft Flight Simulator X, Microsoft Flight Simulator, Prepar3D e X-Plane.

Moderadores: Comandante, ATC

daniel_pt
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 141
Registado: terça nov 17, 2009 12:35 pm

Aproximação a LPMA

Mensagem por daniel_pt »

Hoje fiz um voo entre o Porto e Funchal e fiquei com uma dúvida relativamente a altura em que o controlador me deixa baixar para os 2200 pés. Tinha-me mandado anteriormente ir para os 5700 e achei que já estava demasiado perto da pista qd a ordem para baixar para os 2200 e contactar a torre é dada. Tive inevitavelmente que proceder ao Go Around e dar mais uma volta ou então ia a pique com o senhor a dizer muitas vezes Sink Rate... bip bip bip... é chato!

O fSX é mesmo assim, posso fazer com que o ATC me dê a ordem mais cedo ou estou a fazer alguma coisa errada!?

Outro assunto é este... Eu tinha instalado o Madeira X da Aerosoft (tinha, pq já não tenho) e o aeroporto está anormalmente alto... tão alto que quando pensei que ia aterrar, passei pra baixo da pista! Fui ver se era problema conhecido e no manual diz para verificar / renomear 4 ficheiros .BGL. Esses ficheiros estão como diz no manual, ainda assim, o que tenho é isto:

Imagem

Alguém saberá me dizer o que provoca esta cena? Já postei lá no forum da Aerosoft, mas ainda não tive nenhuma resposta... Se souberem o que provoca isto, mandem aí o bitaite! ;)
piuozorio
Administrador
Administrador
Mensagens: 2379
Registado: sábado jun 30, 2007 12:00 am

Re: Aproximação a LPMA

Mensagem por piuozorio »

daniel_pt Escreveu:Hoje fiz um voo entre o Porto e Funchal e fiquei com uma dúvida relativamente a altura em que o controlador me deixa baixar para os 2200 pés. Tinha-me mandado anteriormente ir para os 5700 e achei que já estava demasiado perto da pista qd a ordem para baixar para os 2200 e contactar a torre é dada. Tive inevitavelmente que proceder ao Go Around e dar mais uma volta ou então ia a pique com o senhor a dizer muitas vezes Sink Rate... bip bip bip... é chato!

O fSX é mesmo assim, posso fazer com que o ATC me dê a ordem mais cedo ou estou a fazer alguma coisa errada!?

Outro assunto é este... Eu tinha instalado o Madeira X da Aerosoft (tinha, pq já não tenho) e o aeroporto está anormalmente alto... tão alto que quando pensei que ia aterrar, passei pra baixo da pista! Fui ver se era problema conhecido e no manual diz para verificar / renomear 4 ficheiros .BGL. Esses ficheiros estão como diz no manual, ainda assim, o que tenho é isto:

Imagem

Alguém saberá me dizer o que provoca esta cena? Já postei lá no forum da Aerosoft, mas ainda não tive nenhuma resposta... Se souberem o que provoca isto, mandem aí o bitaite! ;)
Em relação ao cenário tambem me acontece, já consegui mas neste momento esta como o teu.

No pdf tem la a explicar, colocar o framerate target a 17(se não me engano) e descer o autogen.

No meu caso foi por causa do afcad lpma do mytrafficx a provocar isso (sei que retirei e ficou bom), mas agora está na mesma.
Aviator_1
Capitão
Capitão
Mensagens: 981
Registado: quinta dez 20, 2007 12:00 am

Re: Aproximação a LPMA

Mensagem por Aviator_1 »

Já vi isso, mas tinha a ver com a placa gráfica, acho que é quando a memoria gráfica se esgota qndo tens os detalhes no FSX demasiado altos...
daniel_pt
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 141
Registado: terça nov 17, 2009 12:35 pm

Re: Aproximação a LPMA

Mensagem por daniel_pt »

Viva...

O problema com os gráficos já o resolvi... Tinha um par de ficheiros que me tinha escapado à vista a deixarem-me a madeira como se vê nas fotos. Provavelmente a um repair que fiz ao fsx.


De qq modo, gostava ainda de saber, caso alguém tenha a resposta, o porquê da tão tardia autorização para descer quando vamos para a madeira.

Outra coisa é isto:

Imagem

Fiz um voo entre a Corunha e o Porto e dado que o FSX gosta muito mais da pista 17 mesmo usando o "real weather", o plano de voo era ir quase sempre em frente. Qual é a razão de o controlador me mandar andar aos S's? De notar que seguir à risca as indicações do ATC.
A mim parece-me má programação por parte da MS, mas pronto... Se calhar até há alguma razão...

Por acaso, na 5ª vinha na A1 a sair de Lisboa e deu pra seguir vários aviões que estavam a fazer a aproximação à pista 21 e nenhum vinha aos Ss!! lol

Há algum payware ou freeware para substituir o ATC default que melhor este aspecto?
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Aproximação a LPMA

Mensagem por Freeman »

daniel_pt Escreveu: Há algum payware ou freeware para substituir o ATC default que melhor este aspecto?
Há um freeware muito bom!!!!É o ATC do FSP!!!!
:D :D :D :D
Aviator_1
Capitão
Capitão
Mensagens: 981
Registado: quinta dez 20, 2007 12:00 am

Re: Aproximação a LPMA

Mensagem por Aviator_1 »

Talvez porque te afastaste muito da rota qndo descolaste e o ATC deu-te uma direcção (heading) de maneira a que encontrasses a rota e depois ajustou a rota de maneira a que ficasse paralela à original para evitar choques...
melo
Oficial Sénior
Oficial Sénior
Mensagens: 289
Registado: segunda nov 12, 2007 12:00 am

Re: Aproximação a LPMA

Mensagem por melo »

boas... o ATC do FSX gosta muito de escolher a pista 17 porque os ventos estão para a pista 17, isso varia.

e cerca de andares aos s´s deve de ser como o aviator disse, se calhar afastaste-te da rota.. não deves ter ligado o piloto automático para ele seguir a rota, e ele começa a se desviar, e o ATC começa logo por dar headings ate que entres outra vez na rota de voo..ou então como o voo é curto, assim que descolas e andas um bocado, o ATC passa a dar headings para te ajudar a alinhar com a pista de aterragem.. só pode ter sido uma dessas 2as..
kilhao
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 115
Registado: quarta abr 08, 2009 6:17 pm

Re: Aproximação a LPMA

Mensagem por kilhao »

Boas

Penso que os SS devem-se à altitude... servem para ganhar tempo e espaço para descer... Se descer muito rápido faz menos SS...

Abraço
daniel_pt
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 141
Registado: terça nov 17, 2009 12:35 pm

Re: Aproximação a LPMA

Mensagem por daniel_pt »

Aviator_1 Escreveu:Talvez porque te afastaste muito da rota qndo descolaste e o ATC deu-te uma direcção (heading) de maneira a que encontrasses a rota e depois ajustou a rota de maneira a que ficasse paralela à original para evitar choques...
melo Escreveu:boas... o ATC do FSX gosta muito de escolher a pista 17 porque os ventos estão para a pista 17, isso varia.

e cerca de andares aos s´s deve de ser como o aviator disse, se calhar afastaste-te da rota.. não deves ter ligado o piloto automático para ele seguir a rota, e ele começa a se desviar, e o ATC começa logo por dar headings ate que entres outra vez na rota de voo..ou então como o voo é curto, assim que descolas e andas um bocado, o ATC passa a dar headings para te ajudar a alinhar com a pista de aterragem.. só pode ter sido uma dessas 2as..
Digo que o ATC gosta muito de escolher a 17 porque no FSX aterro quase que invariavelmente na pista 17 usando a real weather e caso vivas cá no porto, verificas que é precisamente o contrário. O vento tá quase sempre de Norte.


Quanto aos Ss, népia... Já mesmo por causa disso, liguei o piloto automático mal passei os 2000 pés e vim sempre com ele ligado até começar a descer pra pista. Isto acontece-me seja voo curto, médio ou longo. Fico com a ideia de que a vocês o ATC não manda andar aos Ss. Caso assim seja, partilhem aí como fazem!! :)
De qualquer forma, se virem bem, antes da primeira curva na trajectória do avião, eu venho mesmo em cima do risco branco que é a rota traçada no plano de voo que já agora era proveniente da Corunha. Não é longe, mas o avião era dos pequeninos e a altitude senão me engano seria de 7 ou 8000 pés.
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Aproximação a LPMA

Mensagem por Freeman »

Como vocês devem entender o FSX é um simulador, e como simulador que é está ainda assim longe da realidade. Quero dizer com isto que em termos de controlo de tráfego aereo o Flight Simulator tem muito pouca qualidade. Não quer dizer que não se aprenda qualquer coisa, mas é limitado. Não se pode esperar que o ATC do Simulador seja coerente, quando as acções que está programado para fazer, ou as indicações que está programado para dar são também elas limitadas. De qualquer maneira, relembro para quem usa o FS2004 que o ATC, nessa versão, ainda não tinha capacidade de "levar" o trafego para a pista em uso tendo em conta as condições metereológicas, isso só passou a ser possivel com a versão X.
Conselho:
Não usem o ATC do simulador para fazer voos IFR, é fraco, confuso e muitas das vezes qd não fazemos o que ele quer cancela-nos o voo.
Se querem fazer voos com ATC, peçam aqui no FSP, que com toda a certeza alguem se disponibilizará para fazer ATC e ajudar no que precisarem e ensinar.

Pedro "Freeman"
joaoantoniofig
Capitão
Capitão
Mensagens: 1030
Registado: domingo dez 16, 2007 12:00 am

Re: Aproximação a LPMA

Mensagem por joaoantoniofig »

agora o freeman disse tudo...é só enviar uma mp, mail ou no msn...
daniel_pt
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 141
Registado: terça nov 17, 2009 12:35 pm

Re: Aproximação a LPMA

Mensagem por daniel_pt »

Pronto... Assim já entendo que não seja um problema meu na abordagem ao ATC no simulador... Que seja limitação é assim e pronto... Pra usar um controlador humano no multiplayer é-me complicado pq costumo apenas "brincar aos aviões" já tarde e pessoal já dorme.. Penso k no modo multiplayer não se usa o teclado pra comunicar, né?
Freeman
Capitão
Capitão
Mensagens: 2376
Registado: sábado dez 01, 2007 12:00 am

Re: Aproximação a LPMA

Mensagem por Freeman »

daniel_pt Escreveu:Pronto... Assim já entendo que não seja um problema meu na abordagem ao ATC no simulador... Que seja limitação é assim e pronto... Pra usar um controlador humano no multiplayer é-me complicado pq costumo apenas "brincar aos aviões" já tarde e pessoal já dorme.. Penso k no modo multiplayer não se usa o teclado pra comunicar, né?
Depende Daniel, podes usar o teclado mas como deves imaginar, o ATC estar a escrever as ordens e o piloto estar a fazer o reedback em texto quando está em voo não é propriamente prático, digo eu.
Quanto ás horas em que voas, a não ser que voes a partir das 8 da manha, porque muitas vezes há pessoal que está em multilayer até ao nascer do dia, é uma questão de se combinar.
daniel_pt
1º Oficial
1º Oficial
Mensagens: 141
Registado: terça nov 17, 2009 12:35 pm

Re: Aproximação a LPMA

Mensagem por daniel_pt »

Pois, entendo que não seja prático... Eu quando falo em pessoal a dormir é cá em casa! :D tipo, só já tou eu acordado e por-me a falar para o micro, ia incomodar o pessoal... Tenho de me inscrever cá como piloto e fazer uns voos online ao fim de semana! ah... e aprender a falar com a torre! :) Se calhar até haverá algum espécie de tutorial que indique como o fazer correctamente. Há?

Já agora, qual é o significado os sufixos que por vezes se dá aquando da identificação do avião, tipo isto.
Ao requisitar permissão para iniciar o taxi no aeroporto de Lisboa o "piloto" diz o seguinte:

"Lisbon ground, Cessna G-BAFM with November...".

O que quer dizer o with November?
becas22
Capitão
Capitão
Mensagens: 473
Registado: quinta ago 28, 2008 12:00 am

Re: Aproximação a LPMA

Mensagem por becas22 »

Neste caso o
daniel_pt Escreveu:"Lisbon ground, Cessna G-BAFM with November...".
November é a informação do ATIS http://en.wikipedia.org/wiki/Automatic_ ... on_Service
espero ter ajudado :D