Classificação: 0 de 5 - voto(s)
O Phenom (Fenômeno), novo avião da Embraer, o menor jato executivo do mundo que já está com 600 exemplares vendidos e será entregue um por dia pela fábrica instalada em São José de Campos, será testado no Piauí.
Para que o novo jato possa conseguir a certificação da Aeronáutica para voar, ele precisa fazer ensaios em altas temperaturas e os testes devem ser feitos em Teresina no segundo semestre de 2008, período em que a temperatura média atinge mais de 40 Graus.
Um piloto que vem participar dos testes em Teresina, diz que o clima quente e seco favorece esses tipos de avaliações na aeronave.
O Centro Aéreo de Aviação (CTA), exige esse tipo de avaliação para liberar a certificação. O piloto diz que os aviões perdem muito em performance em lugares com alta temperatura. Por conta disso a fábrica tem que provar para o CTA que a aeronave é capaz de voar no peso máximo de certificação em altas temperaturas mesmo perdendo um motor.
Após os testes em território piauiense, a aeronave segue para o Alasca, para fazer o teste de perfomance em baixas temperaturas.