Classificação: 0 de 5 - voto(s)
A Boeing anunciou ter iniciado a construção final do segundo avião de teste modelo 787 Dreamliner em sua fábrica em Everett, no estado norte-americano de Washington. Em conjunto com a primeira, essa aeronave será utilizada para realizar os vôos de teste de sistemas e de certificação pela Agência Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos EUA.
Embora este avião esteja sendo fabricado para funcionar como segundo avião de testes, ele é o quarto 787 em construção pela Boeing. Dois desses aviões servirão para avaliações estáticas e de fadiga e nunca voarão. No total, serão construídos seis aviões de teste.
Nos últimos seis meses, a Boeing anunciou dois atrasos, cada um de cerca de um semestre, no cronograma de fabricação do 787. Segundo a companhia, muitas peças chegavam sem terem sido completadas pelos fornecedores, o que agravou a situação já complicada por dificuldades na operacionalização das linhas de montagem do avião.
Incluindo as aeronaves de teste, a Boeing afirma que há no total 21 unidades do 787 em construção no momento, cada uma delas num estágio diferente de acabamento. Desde que foi lançado, em abril de 2004, a companhia já recebeu 857 pedidos firmes de compra de 56 companhias aéreas, num valor total de US$ 144 bilhões.
Fonte: http://economia.uol.com.br/ultnot/valor/2008/02/18/ult1913u83806.jhtm