Notícias
União Europeia prepara-se para divulgar a lista negra das companhias aéreas proibidas de voar no espaço europeu. A proibição da UE abrange pela primeira vez quatro companhias europeias, sendo uma destas a portuguesa Luzair, criada em 1997 para operar voos charter, mas que deixou de voar em Setembro.
A Luzair não opera há cerca de dois meses, depois de o Instituto Nacional de Aviação Civil ter suspendido a licença de voo por constatar não estarem a ser aplicadas todas as normas de segurança, motivo que levou igualmente à proibição decidida pela Comissão Europeia.
As restantes companhias europeias incluidas na lista negra são de nacionalidade grega, espanhola e alemã.
Bruxelas prepara exclusão de todas as companhias angolanas
Depois da sanção lançada sobre a TAAG, a Comissão Europeia deverá agora alargar a todas as companhias aéreas de Angola a proibição de voar no espaço europeu... Ver mais
À TAAG junta-se agora a Sonair, companhia charter que voava para a Sonangol. INAVIC diz-se espantado com a decisão da UE.
A União Europeia alargou a todas as companhias aéreas de Angola a proibição de voarem em espaço aéreo europeu, mantendo essa interdição para a companhia de bandeira do país, a TAAG - Linhas Aéreas de Angola.
Fonte: diarioeconomico
As recomendações incluídas na minuta preliminar sobre o acidente do avião MD-82 da Spanair no aeroporto de Barajas, no passado dia 20 de Agosto e no qual morreram 154 pessoas, passarão em Dezembro a ser obrigatórias para todos os operadores.
A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) emitiu uma directiva que obriga à inclusão de procedimentos prévios em todos os voos de aviões similares ao sinistrado, nomeadamente quanto à verificação sistemática do sistema de alerta. A directiva alude ao acidente de 20 de Agosto em Madrid e ao de Detroit de 1987, ambos com aparelhos com características semelhantes. Ambos os flaps (alerons de ajuda à sustentabilidade do avião na altura da descolagem) não estavam correctamente configurados e o sistema de alerta não avisou os pilotos para essa falha. Na mesma linha da minuta elaborada, no caso do aparelho da Spanair, pela Comissão de Investigação de... Ver mais
A TAM Linhas Aéreas fechou o mês de outubro com 90% dos vôos operando dentro do horário programado (atrasos inferiores a 30 minutos), segundo dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil. Isso coloca a empresa como a mais pontual entre as companhias aéreas brasileiras avaliadas.
A média do mercado chegou a 87,5% em outubro, uma queda de dois pontos no índice de pontualidade se comparado com setembro passado (89,5%). A companhia também teve o menor índice de cancelamentos no mês, com 2,2% das operações previstas, com o percentual do mercado atingindo 3,2%.
A TAM também teve a maior média mensal de pontualidade no período de janeiro a outubro (85,8%). Ainda no mesmo período, o percentual de cancelamentos também foi o mais baixo entre as companhias, com média de 1,8%, enquanto a média do mercado ficou em 2,7%.
Fonte: JBonline
Nove pessoas, entre as quais o ministro de Interior, Juan Camilo Mouriño, morreram, esta terça-feira, num acidente de um avião de turismo, no centro do México, informou a policial da capital mexicana.
A bordo do avião, que vinha do Estado de San Luis Potosi, no centro do país, seguiam nove passageiros, informaram as autoridades locais.
O acidente ocorreu numa movimentada avenida de cidade, em hora de ponta do trânsito e pelo menos 40 pessoas ficaram feridas com gravidade, entre transeuntes e ocupante de veículos.
Fontes da Presidência disseram à agência Efe que o acidente ocorreu quando a avioneta se deslocava de San Luis de Potosí para a Cidade do México.
As circunstâncias exactas e a causa do acidente ainda não são conhecidas.
Fonte: TSF