Notícias
O primeiro avião a jacto desenvolvido por empresas chinesas deve entrar em concorrência com os aparelhos da Embraer apenas a partir de 2015, afirmou terça-feira em São Paulo à macauhub um director da empresa.
Luiz Sérgio Chiessi, director de "Inteligência de Mercado" da Embraer, disse que a produção do ARJ21 700, um modelo de 90 lugares, deverá ter como foco o mercado chinês, pelo que a concorrência nos mercados internacionais só acontecerá a longo prazo.
Devido à grande procura do mercado chinês, entendo que durante alguns anos após a primeira entrega, que ocorrerá em finais de 2009, a produção do ARJ21 deverá estar quase que totalmente dedicada a clientes chineses, adiando a competição fora da China para 2015, declarou o responsável à macauhub.
Segundo Chiessi, há uma grande necessidade de aeronaves desta capacidade na China e é possível que o volume de produção da AVIC I ta... Ver mais
A Embraer está investindo no desenvolvimento de diferentes tecnologias de bioquerosene de aviação. Um dos projetos envolve a Tecbio, empresa de pesquisa do Ceará pioneira no desenvolvimento de biodiesel.
A Tecbio vem desenvolvendo uma pesquisa sobre bioquerosene desde 2006, em parceria com a Boeing. A Embraer entrou no mesmo projeto, mas colaborando em diferentes etapas da pesquisa. As duas parcerias são complementares, diz o coordenador do programa de desenvolvimento tecnológico de bioquerosene da Tecbio, Ayres Correia de Sousa Filho. A linha de pesquisa é uma só, mas, diante da complexidade do assunto, foi necessário envolver mais do que uma empresa.
O bioquerosene tem com base uma mistura de óleos vegetais. Ayres não revela o nome das matérias-primas vegetais que estão sendo usadas.
Os engenheiros da Tecbio foram responsáveis por um projeto de bioquerosene de aviação financ... Ver mais
Os quatro sindicatos que representam os trabalhadores da empresa de assistência em terra Groundforce anunciaram que vão aderir à greve convocada pelo Sindicato dos Técnicos de Handling e Aeroportos (STHA) para o período do Carnaval, informa a agência Lusa.
Em comunicado conjunto, os sindicatos do Sector de Aviação e Aeroportos, Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil, dos Quadros da Aviação Comercial e das Indústrias Metalúrgicas e Afins apelam veementemente a todos os associados para que protestem junto da Empresa (e accionistas) e adiram à greve decretada para os dias 1, 2, 3 e 4 de Fevereiro, pela reivindicação de aplicação da correcção salarial de 2007 a todos os trabalhadores e ainda pela aplicação imediata das evoluções já vencidas.
Os sindicatos informam que esta tomada de posição foi assumida depois de terem sido informados de que não havia condições para a assinatura [de acordo tendo em vista a actualização em três por cento dos salários de todos os trabalhadores] por desentendimento entre accionistas.
Atingimos os limites da flexibilidade e da tolerância. É preciso dizer basta a todo o despautério de quem não respeita nem os trabalhadores nem os acordos por si subscritos, lê-se no comunicado em que os sindicatos apelam à demissão do conselho de administração da empresa.
Por este motivo, os quatro sindicatos decidiram associar-se à greve convocada pelo STHA, em protesto contra a transferência de unidades produtivas e de meios técnicos e humanos, sem a prévia fiscalização dos ministérios das Finanças, do Trabalho e da Solidariedade Social e da Inspecção Geral do Trabalho, bem como, do parecer vinculati... Ver mais
O Secretário Regional da Economia assegurou ontem, na Horta, que a SATA-Air Açores vai passar a oferecer tarifas promocionais inter-ilhas durante nove meses por ano.

Segundo Duarte Ponte, o Governo Regional dos Açores, em concertação com a transportadora aérea regional, espera poder publicar, ainda em Fevereiro ou então em Março, um tarifário promocional, naturalmente com restrições, a vigorar no período de 1 de Setembro a 31 de Maio.
O governante avançou com estas explicações no debate, no Parlamento açoriano, de uma proposta de Resolução, da iniciativa do CDS/PP, recomendando ao Governo que promova o estabelecimento de tarifas promocionais nos voos da SATA-Air Açores.
Para o Secretário Regional da Economia, a proposta do CDS/PP é realista, daí que mereça a concordância do Executivo, ao contrári... Ver mais