Notícias
Vários caças da Força Aérea Britânica (Royal Air Force, RAF) interceptaram hoje dois bombardeiros russos que se aproximavam do espaço aéreo do Reino Unido, informou o Ministério da Defesa do país.
Os dois aviões Tu-160 russos foram escoltados por caças britânicos e noruegueses até que se afastassem em direção ao Golfo da Biscaia, onde navios da Marinha russa se encontram atualmente fazendo manobras para testar mísseis estratégicos.
"Quando há aviões militares nos arredores (do espaço aéreo britânico), os controlamos", afirmou um porta-voz do ministério, que acrescentou que a reação dos caças britânicos não foi nada além de uma resposta de "rotina".
Desde julho, a RAF mobilizou em várias ocasiões aviões de guerra para interceptar bombardeiros russos.
Em agosto, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o reatamento de "forma permanente" dos vôos dos bombardeiros estratégicos rus... Ver mais
Um avião de pequeno porte caiu entre duas residências em Osório, no litoral norte do Rio Grande do Sul, por volta das 11h30 de hoje, segundo informações da Brigada Militar (a Polícia Militar gaúcha) da cidade.
O avião estava ocupado apenas pelo piloto, que morreu. Não havia ninguém nas casas atingidas, segundo a Brigada.

Fernando Pinto, presidente da TAP, mantém "a esperança" de alcançar resultados positivos no exercício de 2007. Em entrevista ao Jornal da TAP, o gestor refere que não está "confortável e "confiante para 2008". O preço do petróleo "muito alto" e os sinais de "quebra" da economia mundial são apontados como as principais preocupações de Fernando Pinto para o desempenho da companhia este ano.
As contas de 2007, que ainda não estão encerradas, podem ter sido influenciadas negativamente por "uma perda inesperada" em Outubro, a que se juntou o preço do petróleo, "que esteve sempre acima dos 90 dólares entre Novembro e Dezembro". Fernando Pinto confessa que pelos seus cálculos "isso dá prejuízo". Contudo, refere que se verificou-se uma melhoria em alguns indicadores, como o movimento de passageiros, a pontualidade, a operação e a oferta. O q... Ver mais
A Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO), sediada em Montreal, Canadá, afirmou em comunicado que o tráfego aéreo mundial subiu 6 por cento, somando o número histórico de 2,2 mil milhões de passageiros. O Médio Oriente progrediu mesmo 19 por cento e, nos voos domésticos, a Ásia cresceu 14 por cento.
Aquele órgão da ONU crê que em 2008 o destino do tráfego "dependerá fortemente da situação económica" dos EUA. Nos 190 países da ICAO, a ocupação média dos lugares a bordo subiu ligeiramente este ano, para os 76,5 por cento. Ou seja, um quarto de cada avião ficou por preencher.
Também por isso, a partir de 2012 os voos chegados e saídos de aeroportos da UE ficarão abrangidos pelo comércio europeu de licenças de emissão. As companhias que excedam licenças de poluição terão de recorrer ao mercado de carbono, no princípio poluidor-pagador, segundo a decisão do Conselho Europeu do ... Ver mais
O arquipélago dos Açores quer cativar grandes mercados da Europa. Em Julho iniciam-se as ligações directas semanais Ponta Delgada / Milão, Lages (Terceira) / Paris, uma rota para Inglaterra (a divulgar) e, provavelmente, para a Holanda, avançou à imprensa o secretário regional de economia dos Açores, Duarte Ponte, na BTL.
O anúncio foi confirmado pelos operadores estrangeiros presentes e pela líder do Turismo dos Açores. Cristina Ávila explicou que a rota semanal para Milão dura pelo menos até Outubro de 2009. Já a frequência para Paris passará a bimensal no Inverno.
A experiência, sempre em regime charter, incide nas principais comunidades europeias - faltam Espanha e Alemanha - que visitam as nove ilhas açoreanas. "Estes turistas chegavam sobretudo através de Lisboa. Esta facilidade [voo directo] aumentará muito a atractividade, penso que vamos ter sucesso", frisou Duarte Ponte.
... Ver mais