Notícias
As piores tempestades de neve enfrentadas pela China nas últimas décadas obrigaram ao cancelamento, até a tarde de quarta-feira, de mais de 3.250 vôos nos últimos seis dias, informou a agência de notícias Xinhua na quinta-feira.
As condições climáticas adversas também provocaram atrasos em 5.550 vôos e fizeram com que 380 aeronaves alterassem seu percurso original, disse a Administração Geral da Aviação Civil do país, segundo a Xinhua.
O órgão, no entanto, disse que as empresas aéreas mesmo assim transportaram 3,17 milhões de passageiros embarcados nos 52 maiores aeroportos da China entre os dias 23 e 29 de janeiro, uma cifra 11,8 por cento superior à registrada um ano antes, afirmou a Xinhua.
O aumento deve-se, em parte, ao fato de aviões maiores estarem sendo usados agora.
Segundo autoridades chinesas, todos os principais aeroportos do país continuavam em operação na quinta-... Ver mais
A infra-estrutura aeroportuária chinesa vai ser duramente testada neste ano. As altas taxas de crescimento no tráfego e a busca por recursos para expansão do setor são os principais desafios que a China terá em 2008, segundo um relatório do Centro para a Aviação na Ásia e Pacífico (CAAP) divulgado hoje.
A Administração Geral de Aviação Civil da China (CAAC, na sigla em inglês) recentemente anunciou planos para construir 43 novos aeroportos até o fim de 2010, para um total de 190, número que seria aumentado para 244 até 2020. Essa escala de construção de aeroportos é inédita em todo o mundo. O financiamento dessa operação não será fácil, com os gastos principais recaindo provavelmente sobre os governos provinciais, afirma o executivo-chefe de operações do CAAP, Derek Sadubin.
Segundo ele, ainda é preciso levar em conta que nos últimos anos o país não foi capaz de cumprir suas metas... Ver mais
2007 foi o melhor dos últimos anos, mas em 2008 não haverá um encore desse desempenho, caracterizado por uma aceleração do crescimento da procura para 7,4% e ganhos de eficiências traduzidos numa subida do coeficiente de ocupação em um ponto, para 77% avisou ontem a IATA.
O petróleo nos níveis de preços mais elevados de sempre e a incerteza provocada pela crise do crédito imobiliário, designadamente nos Estados Unidos, são as causas apontadas pela IATA para o prognóstico reservado que apresenta para a aviação comercial este ano.
O crescimento mais fraco da procura verificado em Dezembro, em que o crescimento do tráfego internacional de passageiros em voos regulares abrandou para 6,7%, depois de em Novembro ter atingido 9,3%, marca a tendência para os próximos meses, comentou o director geral da IATA, Giovanni Bisignani.
O balanço da IATA, que representa 240 companhias aéreas o... Ver mais
O learjet de prefixo PT LEB, de propriedade da empresa Voetur, com sede em Brasília, quebrou o trem de pouso durante aterragem na noite de terça-feira, no aeroporto internacional de Cruzeiro do Sul. A aeronave, que tinha a bordo oito pessoas, sendo seis passageiros e dois tripulantes, chegou a tocar a pista às 23h45, procedente da capital federal. No encontro com o solo, um dos pneus dianteiros estourou e o avião deslizou, mas ainda percorreu 1.200 metros.
O choque provocou uma inclinação lateral, e a asa direita bateu no asfalto abrindo um pequeno buraco na fuselagem por onde começou a vazar querosene. O comandante do avião, José Arantes Pinto Noronha, acionou o serviço do Corpo de Bombeiros que agiu rápido.
Primeiro eles fizeram o resfriamento da aeronave, e depois removeram os ocupantes para o terminal de passageiros.
Somente pela manhã foi possível avaliar os danos causad... Ver mais
O vôo da TAM que chegou na madrugada desta quarta-feira, 30, no aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, teve sérios problemas para pousar, segundo depoimentos de duas passageiras que vieram de São Paulo, a trabalho.
As duas passageiras, que preferiram não se identificar, disseram que o piloto teve que arremeter o equipamento por três vezes antes de pousar, na quarta tentativa.
Chovia muito no momento do procedimento do pouso, o que criou alguns riscos aos passageiros e tripulação. Segundo um especialista em aviação ouvido pela reportagem, todos os pilotos são orientados a pousar em condições adversas apenas se tiver 100% de certeza de que não haverá qualquer tipo de incidente. Nas tentativas frustradas de pouso, o piloto teve que retornar ao aeroporto do Recife, numa viagem de aproximadamente 20 minutos.
O aeroporto paraibano não possui equipament... Ver mais