Notícias
O superjumbo A380, da Airbus, será o primeiro avião comercial a utilizar o combustível sintético alternativo desenvolvido por sua fabricante. Os testes com o líquido, obtido de gases combustíveis, serão realizados durante um vôo de três horas entre Filton, no Reino Unido, e a sede da empresa em Toulouse, na França.
A Shell vai fornecer o combustível, chamado GTL Jet Fuel, desenvolvido em conjunto com a Airbus. Além da fabricante e da Shell, fazem parte de um consórcio para desenvolver o combustível a Qatar Airways, a Qatar Petroleum, a Qatar Fuels, a Qatar Science & Technology Park e a Rolls Royce, fabricante das turbinas do A380.
Essa é a primeira bateria de testes práticos para analisar a viabilidade desse combustível alternativo. Segundo a Airbus, o GTL poderia ser disponibilizado em alguns lugares para fazer dele uma alternativa prática e viável para a aviação comercial no... Ver mais
Uma comissão da agência de aviação civil da França abriu investigação para identificar uma aeromoça do país. Em um vídeo que surgiu na internet nos últimos dias, ela aparece tirando a roupa na cabine do piloto de um vôo em curso. A aeromoça tira a blusa do uniforme, posa para fotos e depois é ajudada pelo co-piloto a tirar o sutiã.
Os capitães do vôo a apalpam e brincam mesmo com o avião no ar. De acordo com o jornal Daily Mail, havia centenas de passageiros a bordo com destino a Londres. O vídeo dura dois minutos.
A companhia aérea British Airways registrou lucro de 623 milhões de libras (? 833 milhões) após o pagamento de impostos, no período de abril a dezembro de 2007. O resultado representa uma alta de 22,4% em relação ao mesmo período do ano fiscal anterior.
A receita no período somou 6,622 bilhões de libras (? 8,854 bilhões), expansão de 0,9% em relação ao mesmo período de 2006. Já o lucro operacional cresceu 28,5%, para 734 milhões de libras (? 981 milhões).
Os resultados foram comemorados pela empresa, afetada pela elevação nos preços do petróleo. Apesar no quarto trimestre de 2007, terceiro trimestre do ano fiscal da companhia, os custos com combustível tiveram um acréscimo de 72 milhões de libras (? 96 milhões).
Um Airbus A380, maior avião de passageiros do mundo, tornou-se nesta sexta-feira o primeiro jato comercial a usar combustível alternativo, um marco em direção a biocombustíveis no setor de aviação.
O A380 de dois andares não precisou de modificação para usar o gás convertido em líquido (GTL, na sigla em inglês), que foi projetado para ser misturado ao combustível convencional de jatos para que "a aeronave não saiba a diferença", informou a Airbus .
A companhia espera que o modelo, afetado por atrasos de produção, vá se tornar o centro dos esforços para desenvolver a próxima geração de combustíveis limpos, em uma época na qual a indústria da aviação está sob pressão por conta do impacto das emissões no clima.
Sebastien Remy, chefe do programa da Airbus para combustível alternativo, disse que o GTL usado nesta sexta-feira não é mais "limpo" em termos de gás carbônico (CO2) do que ... Ver mais
A companhia aérea de baixo custo easyJet completou a aquisição da congénere britânica GB Airways ao Bland Group Limited por 138,6 milhões de euros, anunciou a transportadora em comunicado.
A aquisição, que teve início em Outubro, foi efectuada através da subsidiária da companhia aérea Easyjet Airline Company Limited, depois de ter obtido, no passado dia 18, a aprovação das entidades reguladoras.
"Estamos bastante satisfeitos ao completar esta transacção e damos as boas-vindas aos membros da tripulação da GB Airways que agora serão parte da equipa da easyJet", afirmou o presidente executivo da easyJet, citado no comunicado.
Para Andy Harrison, "o negócio valoriza a oferta do baixo custo com conveniência e cuidado ao cliente da easyJet e criará valor aos accionistas".
Com a aquisição da GB Airways, a easyJet torna-se a companhia aérea líder de pequeno curso no Reino Unido, operando... Ver mais